O Blackstone está comprando uma rede de galpões logísticos nos EUA por US$ 18,7 bilhões, na maior transação de private equity imobiliário de todos os tempos.

 
O vendedor é a Global Logistic Properties (GLP), de Singapura, ligada ao GIC.
 
O acordo foi noticiado agora à noite pelo The Wall Street Journal e deve ser anunciado esta semana.
 
A GLP estava preparando o IPO de seu negócio americano e, enquanto isso, conduziu um leilão entre investidores estratégicos. No leilão, o Blackstone pagou mais que a Prologis, que também estava no páreo.
 
O negócio acontece num momento em que ativos logísticos deste tipo listados em bolsa estão em alta de até 30% desde o início do ano.  Os galpões mais valorizados:  aqueles que, por estar perto de grandes centros urbanos, são capazes de resolver o problema de ‘last mile’ para empresas de ecommerce.
 
Com o acordo, Blackstone se torna uma das maiores proprietárias de ativos de logística dos EUA, expandindo sua carteira em mais de 33% para cerca de 750 milhões de pés quadrados. No mundo todo, a gestora tem cerca de US$ 140 bilhões em ativos.
A transação traz uma curiosidade: a Blackstone já havia sido dona de metade do portfólio que está comprando. Em 2015, ela vendeu a IndCor Properties, um portfólio de armazéns industriais que montara após a crise, para a GLP.
 
Agora, ainda segundo o WSJ, a Blackstone planeja separar os ativos, colocando cerca de dois terços em um fundo oportunista e o restante em um fundo imobiliário privado (REIT) aberto a investidores de varejo. Os ativos destinados ao REIT têm alugueis de longo prazo e geram um fluxo de caixa mais estável.