9047 45ef62b2 d34b 0000 0002 a14226ee0a61As ações da B2W, dona dos sites Submarino e Americanas.com, voltaram a um preço inferior ao da oferta do Tiger Global Management de injetar dinheiro na empresa.

Há um ano, o Tiger ofereceu pagar 25 reais pela ação da B2W num aumento de capital. Na época, a ação estava largada, negociando a 15,50 reais.  Depois que o Tiger mostrou os dentes, a B2W disparou e chegou a negociar a 40 reais em setembro, antes de começar a correção recente. Na sexta-feira, o papel saía a 20 reais na Bovespa.

A pergunta que muitos gestores estão se fazendo é: será que o Tiger verá a recente queda como oportunidade de aumentar sua posição na empresa?

Como parte do aumento de capital de 2,38 bilhões de reais na B2W — anunciado em 24 de janeiro do ano passado e concluído em junho — as Lojas Americanas se comprometeram a injetar pelo menos 1,02 bilhão de reais na empresa; o Tiger disse que colocaria, no mínimo, 459 milhões de reais e, no máximo, 1,2 bilhão de reais.

O interesse do Tiger, um fundo de investimento em tecnologia com um histórico de acertos que inclui o Facebook e a empresa de jogos Zynga, fez o mercado acreditar na empresa de novo, depois de muitos anos de problemas operacionais e frustração de resultados.

Como muitos acionistas minoritários da B2W resolveram exercer seu direito de preferência, o Tiger acabou ficando com uma participação menor do que queria. O fundo queria comprar até 48 milhões de ações no aumento de capital, mas só conseguiu levar 18,36 milhões. Ao final do processo, as Americanas ficaram com 55,6% da B2W, e o Tiger, com 8%.

De lá para cá, o Tiger reduziu sua posição em 25%, confundindo os que acharam que ele via a B2W como um investimento de longo prazo: na Bloomberg, a lista dos maiores acionistas da B2W mostra o Tiger, em 12 de dezembro, com 5,93% da companhia de varejo.

Enquanto isso, as Lojas Americanas aproveitaram a queda de dezembro para aumentar sua participação na B2W enquanto a ação caía.

Documento enviado à CVM mostra que as Americanas compraram cerca de 17 milhões de reais em B2W ao longo de dezembro, pagando entre 28,30 e 22,44 reais/ação. O volume é pequeno, comparado ao valor de mercado da empresa (5,1 bilhões de reais).

Mas quem não tem tigre caça com gato.