A Azul está fazendo uma oferta por ativos da Avianca Brasil numa transação que, na prática, marca o fim da empresa aérea dos irmãos Efromovich e reduz o mercado brasileiro de quatro companhias aéreas para três. 

O preço a ser pago pela Azul pode chegar a US$ 105 milhões. A oferta não é vinculante e é sujeita a uma série de condições precedentes, incluindo due diligence, aprovações regulatórias e de credores, e a conclusão da reorganização judicial da Avianca Brasil. 

A Avianca está em recuperação judicial desde 11 de dezembro. 

Os ativos objetos da oferta incluem, principalmente, 70 pares de slots — boa parte em Congonhas, onde a Azul passará a operar a ponte-aérea Rio-São Paulo, o filé mignon da aviação nacional — aproximadamente 30 aeronaves Airbus A320 e o certificado de operação da Avianca.

 
A transação da Azul tenta repetir o movimento que a GOL fez em 2007, quando comprou ativos da Varig por US$ 320 milhões, de olho nos slots da companhia em Congonhas.

Conforme previsto pela Lei Brasileira de Falências e Recuperação Judicial, os ativos serão transferidos para uma nova companhia (“NewCo”), isolando a Azul de todas as dívidas e passivos da Avianca.

 
A operação ainda terá que passar pelo crivo da ANAC, que já disse publicamente que slots não podem ser vendidos isoladamente. Quando a Gol comprou a Varig, a companhia conseguiu ficar com os slots pois passou a operar sob o certificado operacional da Varig.  Não está clara qual engenharia jurídica a Azul usará para conseguir operar os slots.
 
A Gol e a Latam dominam Congonhas com 44% de participação, cada uma, de segunda a sexta. A Avianca tem 7% dos slots e a Azul, 5% (mas nenhum é usado na ponte aérea). Dos 70 pares de slots da Avianca, 21 são em Congonhas, 17 no Santos Dumont e 32 em Guarulhos.

Com a separação dos ativos, a Avianca Brasil deve manter uma operação bem reduzida: fica com parte da frota e slots que não entraram na negociação com a Azul, podendo voltar a explorar o mercado regional.

A Azul estima que o processo levará até três meses para ser concluído.

 

SAIBA MAIS

Anac vê com bons olhos compra da Avianca