Num mundo em que pululam os populistas e a Política é uma decepção constante, ouvir Michael Bloomberg falar é lembrar que há (pelo menos um) adulto na sala.

Entrevistado na CNN no fim de semana, Bloomberg admitiu se candidatar a Presidente em 2020 e reforçou as críticas que tem feito ao Governo Trump.

Eleito três vezes prefeito de Nova York pelo Partido Republicano, depois de Trump Bloomberg está mais alinhado com os Democratas.

Abaixo, os melhores trechos da entrevista:

 

NADA PESSOAL

Eu tento não levar para o lado pessoal, porque a minha discordância é com as políticas, a forma com que ele tenta implementar e conduzir as negociações. Há [em Trump] uma falta de civilidade e de sinceridade que eu considero de mau gosto e ruim para o país.

THE ART OF THE DEAL

Acho justo dizer que a China não tem sido tão aberta aos EUA como temos sido abertos a eles. É uma relação assimétrica e não podemos tolerar isso. Mas a forma de conseguir mudar isso não é colocando a pessoa do outro lado da mesa numa situação em que ela não possa ceder. Não se pode envergonhar o outro lado: numa negociação, os dois lados precisam sair com a sensação de que ganharam. Não tudo, mas alguma coisa. Isso vale para o casamento, os negócios e o governo. Nós seres humanos queremos reconhecimento e respeito. Construímos nesse país [um legado de] civilidade e de diálogo com o mundo. Seria trágico desperdiçar isso.

(NO NEED TO) MAKE AMERICA GREAT AGAIN

Eu discordo das políticas, mas também do estilo, do jeito de virar as costas à ciência, à história, e a tudo o que esse país já fez ao longo dos anos. Make America Great Again?? Precisamos garantir que as pessoas continuem querendo vir para os EUA. Não podemos dizer que fizemos tudo certo. Já tivemos coisas horrendas na história do nosso país, como a escravidão, levando os japoneses para campos na Segunda Guerra. Todos os países têm problemas. Mas ainda tenho muito orgulho das conquistas deste país. E acho que vamos seguir conquistando. Mas isso significa estender a mão, ajudar. Ser a consciência do mundo é uma coisa boa, não uma coisa ruim.

CORTE DE IMPOSTOS

Faz sentido cortar os impostos das empresas. Queremos que elas sejam competitivas globalmente. Mas não se justifica cortar impostos para indivíduos ricos como eu. Esse é o dinheiro de que precisamos para renovar e expandir a nossa infraestrutura de estradas, pontes, controle de tráfego aéreo… Nossa infraestrutura está desmoronando. Há lugares sem boa comunicação de celular ou de wifi. Para sermos competitivos com o resto do mundo, temos que garantir que todos na América tenham acesso a esse tipo de serviço. Não faz sentido algum reduzir imposto de rico considerando que os impostos nos EUA já são mais baixos do que na maioria dos países do mundo.

‘VOODOO ECONOMICS’

‘Green card’ para PhDs e cientistas é um ‘no brainer’. Temos que ter livre comércio e portas abertas. Para as pessoas virem e abrirem suas empresas aqui. E comércio para podermos comprar produtos de toda parte do mundo e vender os nossos por toda parte também. Podemos ter restrições, tarifas. Não há nada de errado nisso, mas tem que ser pensado, negociado.

Temos que pressionar os chineses a abrir o seu mercado, para podermos abrir negócios por lá e para que comprem mais os nossos produtos. Mas uma guerra comercial não faz sentido algum. Os americanos vão pagar mais caro. Quantas vezes temos que repetir que não se vence uma guerra comercial.

Vamos parar com esse ‘voodoo economics’ e fazer algo sério.

GOVERNO PELO TWITTER

Governar não é um reality show. Você não contrata e demite. Não se pode fazer tudo sozinho, é preciso delegar. Também não se deve rebaixar as pessoas: um dia você manda elas dizerem uma coisa e no dia seguinte, outra. Não se faz política e nem se conversa com o público pelo Twitter só porque de repente você viu algo na TV e teve uma ideia. O presidente tem que entender que sua palavra não é igual à de 330 milhões de americanos. Ele é o presidente dos EUA. E quando fala, isso tem significado. Tenho funcionários que vêm até mim e falam: “não somos mais bem-vindos neste país. Posso ser transferido para outro escritório?” Palavras têm significado. É trágico que suas palavras não estejam no nível em que você e eu fomos ensinados.

IMPEACHMENT

Não se deve fazer coisas que possam ter um efeito indesejado. Se os Democratas tentarem ‘impeach’ Trump, isso irá energizar a base democrata e também a base dele. Independentemente de ser bom ou não, o país precisa que Trump mude algumas das suas políticas, e fazer as coisas de forma mais respeitosa com as pessoas. Mas queremos que ele seja um bom presidente. As pessoas dizem: ‘eu odeio o cara’. Você tem o direito, nas próximas eleições, de votar em outra pessoa. Temos que encontrar formas de tornar o governo funcional, de forma a beneficiar a todos. Ele não está fazendo as coisas que eu acho que deveria fazer. E discordo dele em praticamente tudo. Mas ainda acho que temos que encontrar uma forma de fazer com que os dois lados trabalhem juntos.

CANDIDATURA EM 2020

No momento meu foco são as eleições legislativas deste ano. Acredito que os Republicanos no Congresso não fizeram o que deveriam em termos de oferecer um contrapeso ao Executivo – que é o que os fundadores da nação tinham em mente. E também em não atacar os grandes temas: armas, mudança climática, desigualdade de renda, imigração – de forma razoável. É nisso que vou focar. Depois, a gente vê.