Artur Wichmann será o novo chief investment officer da XP Private.
Ele começa no cargo no dia 14 e vai substituir Luciano Telo, que foi para a divisão de wealth do Credit Suisse.
Com 25 anos de carreira — 10 fora do Brasil — Artur era o gestor da estratégia de ações globais da Verde Asset Management até outubro passado. Mais recentemente, tornou-se CIO da Citrino, um multifamily office em São Paulo.
A contratação é o primeiro movimento do head da XP Private, Beny Podlubny, de robustecer a franquia depois da saída de 16 executivos para formar uma nova empresa em sociedade com o BTG.
Artur disse ao Brazil Journal que espera sua experiência com ativos globais para complementar as estratégias e produtos usados pelos clientes da XP.
“O portfólio do cliente brasileiro muitas vezes é pouco diversificado geograficamente. Temos que acompanhar o que está acontecendo lá fora com um olhar sistemático, analítico, integrado.”
Antes de se juntar à Credit Suisse Hedging-Griffo em 2008, Artur fez carreira no Icatu, Pactual e no UBS, onde foi gestor de equities no UBS Asset Management em Zurique e Toronto.
Artur vai trabalhar lado a lado com Paulo Leme, que se juntou à XP Private em maio como chairman do comitê global de alocação.