Armínio Fraga acha que a pandemia vai deixar um legado nefasto.

10072 d01c26e9 fb6c 0000 0000 b15df9bc3d82“Vamos viver num mundo onde vai haver menos globalização — ou desglobalização —  menos coordenação, mais populismo, mais autoritarismo e mais nacionalismo,” o sócio da Gávea Investimentos e ex-presidente do Banco Central disse numa conversa com investidores do Itaú.  

Para Armínio, a esperança de um mundo mais democrático e civilizado em que as nações cooperem entre si simplesmente acabou, e as consequências disso “serão variadas e de difícil previsibilidade (…) mas serão nefastas para as economias do mundo.”


Na entrevista, conduzida pelo economista-chefe do banco, Mário Mesquita, Armínio se disse pessimista com os desdobramentos da crise e foi enfático: “Não vai haver recuperação em ‘V’.”

Sobre o Brasil, ele disse que “falta uma estratégia clara” de gestão da crise e que o cenário é ainda mais complexo dadas as dificuldades de isolamento e higiene nas comunidades pobres, onde muitas vezes sequer há água potável e esgoto.

“As crises são superadas quando existe um plano de voo e quando ele é bem comunicado, bem executado e revisado periodicamente. Aqui, isso não está acontecendo. Alguns estados tem uma estratégia melhor de gestão da crise, mas esse não é o geral.”

Sobre alocação de capital em meio à crise, Armínio disse que está cauteloso e, ainda que não fuja de boas oportunidades de comprar ativos de qualidade, não está com pressa. “É uma hora interessante mas perigosa. Não dá pra ter muita pressa e precisa ter uma disciplina de valor e aceitar que é um momento em que vamos todos ficar mais pobres.”

Questionado sobre a possibilidade do BC aumentar seu ferramental, por exemplo comprando títulos públicos e privados no mercado secundário, Armínio notou que essa é uma estratégia defensiva e que pode ajudar em momentos de pânico. “Mas o [ferramental] clássico vai dominar em última instância.”

“O BC tem que seguir buscando atingir suas metas… Ele vai estar mais amarrado pelo lado internacional, tanto de juros quanto de liquidez, mas acho que quanto menos inventar, melhor.”

Sobre o timing da retomada, a perspectiva de Armínio é pouco animadora. Segundo ele, o mais provável é um cenário de “ondas” em que os governos passem pelo menos um ano abrindo e fechando a economia diversas vezes.

“Infelizmente acho que não vai ser [uma retomada] rápida… Vai ser um mundo de incertezas por muito tempo.”

 

Ilustração cortesia de Aaron Jandette