pedagio

O Ministério da Saúde Financeira adverte: a modicidade tarifária pode fazer mal ao seu balanço.

A Ecorodovias acaba de levar a concessão da Ponte Rio-Niterói oferecendo um desconto de 36,7% sobre a tarifa máxima permitida pelo edital.

Com isso, o pedágio que hoje é de 5,20 reais vai cair para 3,70 reais. (Festa em Niterói e São Gonçalo logo mais.)

A CCR, que explora a ponte há 20 anos, ofereceu um desconto de apenas 18%.  Ficou em penúltimo lugar.

Era natural que este novo contrato de concessão derrubasse o preço do pedágio. O anterior, assinado em 1995, foi celebrado num momento em que a economia brasileira ainda estava se organizando, e presenteou a CCR com uma taxa interna de retorno de cerca de 20%.  Foi bom enquanto durou.

Por outro lado, a agressividade da Ecorodovias no leilão deixou no ar a dúvida se a empresa vai conseguir cumprir os investimentos previstos no contrato — um fracasso neste sentido não seria a primeira vez entre as concessionárias de rodovias, aliás.

Para especialistas em infraestrutura, o resultado do leilão deixa em aberto as seguintes perguntas:

 

1 – Que tipo de gordura (de custos) a Ecorodovias viu na Ponte que a CCR — há 20 anos operando a concessão — não viu?

2 – Qual o estado da Ponte na entrega para a Ecorodovias? Todas as melhorias e conservação foram feitas? Especialistas que estudaram a Ponte nos últimos meses dizem que o asfalto está degradado e outras manutenções estruturais podem não estar em dia. Caberá à ANTT atestar que a CCR cumpriu o que estava escrito. Qualquer inconformidade ali poderia atrasar a troca das concessionárias.

3 – Em relação aos demais preços de pedágios urbanos no Rio, como a Linha Amarela e a Transolímpica (ainda em construção), como ficará a visão da sociedade em relação à diferença de preços? Na Linha Amarela, por exemplo, o pedágio custa 5,90 reais (comparado com 3,70 na Ponte/Ecorodovias). “O valor do pedágio é atrelado ao investimento, mas para a sociedade é difícil de entender por que os pedágios são diferentes, ainda mais neste momento de crise em que cada centavo a mais conta no bolso das pessoas,” diz um especialista.

4 – Onde a Ecorodovias captará recursos para executar o investimento exigido, de 1,3 bilhão de reais nos próximos dois anos? O BNDES, que já chegou a bancar quase tudo, dessa vez financiará ‘apenas’ 50%. Com o mercado de dívida corporativa congelado (resultado da economia e da Lava Jato), e a Selic a 12,75%, fica difícil para a Ecorodovias captar barato para aumentar seu retorno na Ponte.

Na modelagem financeira da Ponte feita pela ANTT, os investimentos previstos e um pedágio de 5,18 reais (o teto do edital) dariam ao novo concessionário uma taxa interna de retorno real de 7,2%.

Mas com o pedágio a 3,70 reais, a menos que a Ecorodovias tenha descoberto uma forma de ser ultra eficiente, este retorno tende a ser bem mais baixo.

Como nenhum investidor gosta de retornos frágeis, a ação da Ecorodovias cai 4% na Bovespa no final da tarde. A da CCR sobe 4%.