Carlos BritoNum aceno aos investidores ativistas, a Anheuser-Busch InBev (ABI) aumentou sua oferta em dinheiro pela SABMiller em 1 libra esterlina por ação.

Mas o aceno veio com uma mensagem clara:  esta é uma oferta final.

Quando a ABI fez sua oferta pela SAB em 11 de novembro, ela deu duas opções aos acionistas da SAB: receber apenas dinheiro ou uma mistura de dinheiro e ações da ABI.

A oferta em dinheiro agora subiu de 44 para 45 libras por ação.

Já a oferta que mistura dinheiro e ações da ABI foi ajustada de 3,7788 libras por ação para 4,6588 libras por ação, mais 0,483969 ação da ABI por ação da SABMiller (esta relação de troca não foi modificada).

De novembro para cá, a queda da libra, a alta da ação da ABI, e o fato da oferta ter sido fixada em libras fizeram com que investidores como o The Children’s Investment Fund (TCI) e o Elliott Management pressionassem a ABI a pagar mais, como explicamos aqui recentemente. Com o movimento de hoje, o CEO da ABI, Carlos Brito, tenta sepultar essa estória.

Num comunicado ao mercado minutos depois do anúncio da ABI, a SABMiller disse que seu chairman conversou com o da ABI, Olivier Goudet, na sexta-feira “tendo em vista a recente volatilidade na taxa de câmbio e os movimentos de mercado,” mas afirmou que “não houve discussão ou acordo sobre os termos da oferta revisada anunciada hoje.”  A empresa também disse que contratou na semana passada mais um assessor financeiro, a Centerview Partners, e que continuará a se consultar com seus acionistas sobre os termos da oferta.