Camille Loyo Faria – que assumiu como CFO e diretora de relações com investidores da Americanas logo depois que a fraude nos balanços da empresa começou a ser revelada – está deixando o cargo depois de quase três anos.
A Americanas disse que Sebastien Durchon substituirá Camille a partir desta segunda-fera. Ele está na Americanas desde agosto, como vp financeiro.
Durchon tem 27 anos de experiência em finanças e reestruturação, com passagens pela auditoria Mazars, pela consultoria Consomind e pelo Carrefour, onde conduziu o IPO no Brasil e liderou a integração do Grupo Big. Entre 2023 e 2024, o executivo foi CFO e CEO do Dia.

A Americanas disse que Durchon “dará continuidade ao plano de reposicionamento estratégico da Companhia, após o período mais intenso de recuperação, com maior foco em crescimento, eficiência, e rentabilidade, fortalecendo relações com todos os stakeholders, e em particular com nossos clientes, fornecedores e bancos”.
Camille permanecerá assessorando a companhia em temas relacionados à recuperação judicial, ‘incluindo a condução de processos competitivos para a venda de ativos relevantes,” disse a Americanas.
Uma fonte a par do assunto disse ao Brazil Journal que a Camille continuará como consultora da empresa por um longo período, mas não mais em regime de exclusividade, podendo prestar consultoria para outros clientes.
Durante sua gestão!ao como CFO, Camille reconstruiu todo o time financeiro da Americanas, dizimado por conta das apurações da fraude, e refez os demonstrativos financeiros desde 2020 para refletir os números reais do negócio.
Ela também comandou as negociações na recuperação judicial, um processo no qual a Americanas saiu de uma dívida de mais de R$ 42 bilhões para uma única dívida (debêntures) de menos de R$ 2 bilhões.
Antes de ir para a Americanas, Camille foi CFO da TIM Brasil (2021-23) e da Oi (2019-21); e executiva no investment bank do BofA (2015-19) e do Bradesco BBI (2013-15).











