A Amazon criou um novo assento em seu conselho de administração para acomodar Indra Nooyi, a ex-CEO da Pepsi, considerada uma das mulheres mais influentes no mundo dos negócios.

10624 9f39c4ed fc8b 6db9 9854 46709c1ce289O movimento traz à Amazon uma diversidade pouco vista nos boards, num momento em que as empresas estão sob pressão cada vez maior por contratarem apenas homens brancos para cargos de decisão. Com a chegada de Nooyi, cinco das 11 cadeiras do conselho são ocupadas por mulheres.

Nascida na Índia, Nooyi foi para os Estados Unidos aos 21 anos para estudar administração em Yale. Teve uma passagem pelo Boston Consulting Group e chegou à Pepsi em 1994. Tornou-se CEO em 2006 e deixou o cargo em outubro do ano passado.

No começo do mês, a Amazon já havia indicado para seu conselho a COO do Starbucks e ex-CEO do Sam’s Club, Rosalind Brewer, uma das executivas negras mais proeminentes dos Estados Unidos. Ela substituiu John Seely Brown, o ex-‘chief scientist’ da Xerox.

Entre as mulheres que compõem o conselho estão ainda Judith McGrath, que já comandou a MTV; Jamie Gorelick, que foi Procuradora-Geral Adjunta do governo Clinton; e Patricia Stonesifer, ex-CEO da fundação de Bill Gates e hoje à frente do Martha’s Table, uma non-profit que fomenta ações de combate à pobreza.

De acordo com um comunicado enviado à SEC, Nooyi recebeu 549 ações da Amazon, que serão ‘vestidas’ ao longo de três anos.