A New York Times Company pode deixar de ser uma value stock para se tornar uma growth stock — tudo graças à AI.

Esta é a tese da gestora ativista Fivespan, que, segundo a Bloomberg, acaba de montar uma posição de tamanho não divulgado na empresa de publishing. A companhia hoje vale US$ 9,7 bilhões na Bolsa.

Numa carta a investidores, a Fivespan disse que o Times poderia usar a AI para ampliar seu alcance internacional com traduções de texto e áudio; desenvolver paywalls dinâmicos e com preços otimizados; e criar vídeos que aumentem sua receita por usuário.

“A receita e o potencial de lucro do NYT podem mais que dobrar no longo prazo com a utilização de AI. A ferramenta vai impulsionar o crescimento ao atingir públicos mais amplos, converter mais leitores em assinantes e desbloquear novas fontes de lucro,” disseram os gestores Dylan Haggart e Sarah Coyne. 

Eles acreditam que a ação do jornal é uma oportunidade comparável à da Netflix e da Spotify, que são negociadas com prêmio por serem vistas como beneficiárias de AI e por seu potencial de crescimento e domínio do mercado.

Antes de fundar a Fivespan no ano passado, Haggart e Coyne já haviam montado uma posição ativista no Times em 2022, quando trabalhavam na ValueAct, disse a Bloomberg.

Na época, os investidores afirmaram que a empresa jornalística poderia impulsionar suas vendas digitais se lançasse pacotes exclusivos para assinantes de jogos e receitas culinárias, o que se provou um acerto.

O NYT ganhou 230.000 novas assinaturas no último trimestre, e agora conta com 11,9 milhões de assinantes.

“Acreditamos que a AI representa uma oportunidade de transformação semelhante, merecendo o mesmo nível de comprometimento e execução,” disse a Fivespan. 

Nada garante, no entanto, uma rápida adesão do jornal às ferramentas de AI.

O Times — que já afirmou que pretende equilibrar a inovação com a necessidade de proteger sua integridade editorial — processou a Microsoft e a OpenAI em 2023 pelo uso indevido do seu conteúdo no treinamento de ferramentas de AI e segue engajado na disputa judicial.

Em maio, no entanto, a empresa anunciou um acordo para licenciar seu conteúdo para a AI da Amazon.

A ação do NYT sobe 14,2% nos últimos 30 dias para US$ 59,45, e avança 7,5% nos últimos 12 meses contra 15% do S&P 500.