A Ambev fechou um acordo com a NBA para transmitir os jogos de basquete da liga nos canais digitais da Budweiser no Brasil.

O acordo acontece num momento em que as fronteiras entre marcas e seus canais de distribuição estão cada vez mais tênues, levando os  grandes anunciantes a se tornar também produtores de conteúdo —  com implicações ainda incertas para a indústria de publicidade.

Com o negócio, a NBA aumentará a visibilidade do basquete e de sua franquia no Brasil, enquanto a Bud, em vez de gastar sua verba de marketing com comerciais no intervalo dos jogos — interrompendo a experiência do espectador — estará oferecendo gratuitamente um conteúdo que antes era pago, agradando o consumidor. 

A Bud também poderá criar diversas experiências de marca e conteúdos complementares dentro desse canal.

O acordo provavelmente será estendido para outros países da América Latina. 

“A NBA é uma das únicas organizações de esportes que está enxergando a nova mídia e investindo de verdade no digital e nas redes sociais,” diz um executivo do setor de marketing. “Eles conseguiram enxergar que o negócio vai muito além das quadras.”

É a primeira vez que uma marca fecha esse tipo de contrato com a NBA, que até agora transmitia seus jogos apenas em canais de televisão pagos ou na Bandeirantes, que detém o direito de transmissão de algumas partidas. 

Pelo acordo, a Bud poderá transmitir os jogos da NBA ao vivo e de forma gratuita em todos os seus canais digitais (do site as redes sociais). Os jogos serão transmitidos todas as quintas e domingos, e a primeira transmissão será amanhã — com os Dallas Mavericks vs. Philadelphia e New Orleans Pelicans vs. Milwaukee Bucks.