A Anheuser-Busch Inbev (ABI) acaba de anunciar a compra da Craft Brew Alliance, uma holding de cervejas artesanais dos Estados Unidos, por US$ 221 milhões.
A ABI já era dona de 31,2% da companhia e tinha uma opção de compra sobre o restante do capital. Em agosto deste ano, essa opção venceu sem que fosse exercida pela ABI, o que disparou uma queda de 50% no preço da ação da Craft Brew.
Agora, o CEO Carlos Brito mudou de ideia.
“O portfólio de cervejas regionais da CBA e de marcas inovadoras de lifestyle é um excelente complemento à nossa família de craft beers e continuará a nos ajudar a impulsionar o crescimento da categoria,” Marcelo “Mika” Michaelis, presidente da Brewer Collective da AB-InBev, disse num comunicado.
Segundo as duas empresas, a transação deve ser finalizada no ano que vem.
Fundada em 2008, a Craft Brew fatura perto de US$ 200 milhões e é dona de nove marcas diferentes de craft beers — a principal delas é a Kona, uma cerveja havaiana criada em 1994 e que representa quase um terço da receita. Outras marcas importantes do portfólio são a Appalachian Mountain, Cisco Brewers e a Omission.
Hoje, a maioria das cervejas da Craft Brew já são distribuídas pelo sistema de distribuidores independentes da BUD.
Com o anúncio, as ações da Craft Brew disparam mais de 120% no after-market.