O rápido avanço das ferramentas de inteligência artificial e suas possíveis consequências para o mercado de trabalho estão mobilizando gente que entende do assunto. 

Micha Kaufman, o CEO da Fiverr — um marketplace de serviços de freelancers presente em mais de 160 países e listado na NYSE — enviou um email a seus funcionários cobrando senso de urgência na adoção de ferramentas de IA e afirmando que os empregos de todos, inclusive o seu próprio, estão em risco.

Advogado e fundador de diversas startups de tecnologia, Kaufman tem sido uma voz ativa em discussões sobre empreendedorismo, gig economy e o futuro do trabalho. 

Abaixo, a íntegra do email:

Sempre acreditei na franqueza radical, e desprezo aqueles que adoçam a realidade para evitar dizer verdades desagradáveis. A base da franqueza radical é que você se importa. Você se importa o suficiente com seus amigos e colegas para dizer a verdade porque quer que eles possam entendê-la, crescer e ter sucesso.

Então aqui vai uma verdade desagradável: a IA está vindo para tomar os seus empregos. Na verdade, está vindo pelo meu também. Este é um alerta.

Não importa se você é programador, designer, gerente de produto, cientista de dados, advogado, atendente, vendedor ou trabalha com finanças — a IA está vindo atrás de você.

Você precisa entender que o que antes era considerado uma “tarefa fácil” não existirá mais; o que era uma “tarefa difícil” será o novo fácil, e o que era considerado “tarefa impossível” será o novo difícil. 

Se você não se tornar um talento excepcional no que faz, um mestre, você terá que mudar de carreira em questão de meses. 

Não estou tentando assustar você. Não estou falando sobre o seu emprego na Fiverr. Estou falando sobre sua capacidade de continuar atuando na sua profissão dentro da indústria.

Estamos todos condenados? Nem todos, mas aqueles que não acordarem e não entenderem a nova realidade rapidamente estão.

O que podemos fazer? Vamos falar sobre o que pode te ajudar a se tornar um talento excepcional na sua área:

  • Estude, pesquise e domine as soluções mais recentes de IA no seu campo. Teste várias soluções e descubra o que te dá “superpoderes”. Por “superpoderes”, quero dizer a capacidade de gerar mais resultados por unidade de tempo com melhor qualidade por entrega.
  • Programadores: código (Cursor…)
  • Atendimento ao cliente: tickets (Intercom Fin, SentiSum…)
  • Advogados: contratos (Lexis+ AI, Legora…)
  • Encontre as pessoas mais experientes do nosso time que possam te ajudar a se familiarizar com o que há de mais recente e avançado em IA.
  • O tempo é o ativo mais valioso que temos — se você ainda trabalha como se estivéssemos em 2024, está fazendo errado! Espera-se (e é necessário) que você faça mais, mais rápido e de forma mais eficiente agora.
  • Torne-se um engenheiro de prompts. O Google está morto. LLMs e GenAI são o novo básico, e se você não estiver usando essas ferramentas como um especialista, seu valor vai cair antes que perceba.
  • Participe ativamente para tornar a organização mais eficiente usando ferramentas e tecnologias de IA. Não faz sentido contratar mais pessoas antes de aprendermos a fazer mais com o que já temos.
  • Entenda bem a estratégia da empresa e contribua para atingir os objetivos. Não espere ser convidado para uma reunião em que se pede ideias a cada participante — esse tipo de reunião não vai acontecer. Em vez disso, apresente suas ideias proativamente.
  • Pare de esperar que o mundo ou seu local de trabalho te entregue oportunidades para aprender e crescer — crie essas oportunidades você mesmo. Eu me comprometo a ajudar qualquer pessoa que queira se ajudar.

Se você não gostou do que escrevi; se acha que estou falando besteira ou que sou só um babaca tentando te assustar — fique à vontade para ignorar esta mensagem. 

Amo todos vocês e desejo apenas coisas boas, mas, honestamente, não acredito que um futuro profissional promissor te aguarde se você ignorar a realidade.

Por outro lado, se você entende lá no fundo que estou certo e quer que todos nós estejamos do lado vencedor da história, junte-se a mim numa conversa sobre para onde vamos daqui em diante como empresa e como profissionais individuais. 

Temos uma empresa magnífica e um futuro brilhante a nossa frente. Só precisamos acordar e entender que não será bonito nem fácil. Será difícil e exigente, mas valerá muito a pena.