Nem a eliminação do Brasil nas quartas de final nem o clima mais frio dos últimos meses conseguiram diminuir o ímpeto do brasileiro pela gelada.

Os analistas do JP Morgan conversaram com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e analisaram dados do Zé Delivery para avaliar as vendas de cervejas e bebidas alcoólicas ao longo deste último tri do ano – e o resultado não poderia ser mais animador.

“Temos visto investidores cada vez mais pessimistas dado que alguns dados fracos de produção de bebidas, um clima mais chuvoso e a eliminação do Brasil na Copa do Mundo foram surpresas negativas,” escreve o time liderado por Lucas Ferreira. 

“No entanto, o feedback da indústria aponta para vendas muito fortes, os dados de preços e uso do Zé Delivery mostram momentum e os dados de clima não corroboram completamente a percepção de um clima excepcionalmente fraco em dezembro.”

Segundo o JP, a Abrasel disse que teve um quarto tri “extraordinário” e “acima das expectativas”, já que além dos efeitos da Copa as comemorações de fim de ano das empresas vieram muito forte depois de dois anos de restrições ligadas à pandemia.

“Os bares e restaurantes ficaram completamente lotados na maioria dos lugares, apesar do clima,” diz o relatório. “Eles falaram que o consumo pode ter subido mais de 20% para esse período do ano.”

Ainda segundo o JP, os bares disseram que estão vendo a inflação das cervejas abaixo da inflação geral e da inflação de alimentos. Isso “potencialmente deixa espaço para mais ajustes por parte dos fabricantes conforme a demanda estiver sólida.”

O JP também coletou dados de preços e uso do Zé Delivery nos últimos meses para tentar medir o impacto da Copa nas vendas B2C. 

“Nossos indicadores de uso do app mostram que o Daily Average Usage (DAU) subiu em média 4,7% desde o início da Copa do Mundo, na comparação com a média móvel de um mês.”

O banco também disse que os preços se mantiveram relativamente estáveis no período, variando um pouco para cima nos dias de jogo e um pouco para baixo nos dias seguintes aos jogos. 

“O app também ficou muito promocional nos dias de jogos. A Ambev provavelmente aproveitou a oportunidade para atrair tráfego de usuários segurando preços e dando descontos.”

O JP Morgan tem recomendação de compra no papel e preço-alvo de R$ 18. A ação negocia ao redor de R$ 14,50.