BELO HORIZONTE — O Banco Inter lançou seu chamado ‘super app’, abrindo um canal de distribuição de produtos e serviços para parceiros e oferecendo cashback a seus quase 4 milhões de clientes.

O super app — o maior upgrade no aplicativo desde maio de 2017 — é a aposta do Inter para conquistar o real estate mais caro da economia global: a tela inicial dos smartphones.

Aquele pedacinho de tela é o Santo Graal para diversos tipos de players: de varejistas como o Magalu a aplicativos de delivery como o Rappi. 

Mas o Inter — o primeiro banco a entrar de cabeça na briga — tem uma vantagem teórica: enquanto os concorrentes querem migrar do varejo para os serviços financeiros, o Inter já detém o fluxo financeiro do cliente. 

O super app deve aumentar a recorrência de uso, mantendo o cliente dentro do ecossistema do Inter por mais tempo. Hoje, o cliente do Inter acessa o aplicativo 17 vezes por mês, um número que deve aumentar com as novas funcionalidades. Para efeito de comparação, com a compra da Netshoes, o Magazine Luiza aumentou a recorrência de uso de seus clientes de 2 para 4 vezes por ano.

O novo aplicativo tem um marketplace que permite ao usuário comprar serviços e produtos em nove categorias como viagem, moda, farmácia, beleza, entretenimento, tecnologia e transporte (o que inclui a compra de gift cards no Uber e a integração do Sem Parar à conta bancária).  Setenta empresas estão nesta primeira versão do marketplace, do Carrefour à L’Occitane en Provence, das Lojas Renner à Nike, da Expedia à HP, passando pelas Lojas Americanas.

O cashback funciona assim: o cliente ficará com metade da comissão de venda negociada pelo Inter com os parceiros. Além de obter parte do dinheiro da compra de volta, o cliente terá acesso a cupons de desconto, cumulativos com o cashback.

O Inter não deu guidance sobre o economics do marketplace, mas disse que o take rate das transações – a taxa que o banco leva por comercializar o serviço dos parceiros – está em cerca de 7%, implicando um cashback médio de cerca de 3%.

Para incentivar os downloads, o Inter anunciou que vai pagar o dobro do cashback para todas as compras feitas na semana do Black Friday.

Para garantir uma introdução suave, apenas 200 mil acessos ao novo super app estão sendo disponibilizados hoje, mas o Inter espera fazer o rollout para todos os clientes até o final do mês.

No final de setembro, o Inter tinha 3,3 milhões de correntistas, mas durante a apresentação, o CEO João Vitor Menin disse que esse número já chegou a 3,8 milhões. O banco continua abrindo cerca de 12 mil novas contas por dia útil.

A parte de serviços financeiros do aplicativo foi totalmente reformulada e ganhou uma interface mais intuitiva, com acesso rápido às informações bancárias como extrato, evolução dos investimentos e fatura do cartão. 

Ontem à noite, o Inter disse que vai pagar R$ 49 milhões para comprar 70% da DLM Invista, uma gestora de recursos mineira com quase R$ 5 bilhões sob gestão, no que pode ser a semente de um braço de gestão de recursos no banco. 

A ação do Inter cai 5% no meio do pregão desta quinta, com o mercado reagindo ao resultado do terceiro trimestre publicado ontem, com um lucro líquido menor que o esperado.