A Ágora está lançando hoje o seu marketplace de produtos — o Ágora Plus — como parte de uma estratégia para posicionar a plataforma aberta de investimentos do Bradesco no topo do mercado.

O marketplace vai oferecer aos clientes da Ágora descontos e cashback de marcas como Netshoes, Nike, DrogaRaia, Booking, Centauro, Carrefour,  Submarino, FastShop, Nespresso e Petz. 

A estratégia é a mesma adotada por players como o Inter, que usam o marketplace como forma de monetizar mais sua base e reter os clientes.

“A Ágora está no meio de uma transformação. Construímos a oferta de produtos e investimentos, estamos iniciando agora o consumo e, no futuro, vamos oferecer também financiamento,” Leandro de Miranda Araújo, diretor executivo e de relações com investidores do Bradesco, disse ao Brazil Journal.

Além da Ágora, Leandro também está à frente das áreas de novos negócios e private equity e venture capital do banco para criar um ecossistema que consiga acompanhar toda a jornada do cliente. 

Nos últimos meses, o Bradesco vem adquirindo participações em empresas digitais que deverão incrementar seu marketplace. 

Nos EUA, investiu na fintech ChargeAfter, que liga comerciantes a bancos e oferece financiamento para clientes no modelo buy now, pay later.  “No futuro essa empresa poderá estar no marketplace para financiar os clientes”, disse Leandro. O banco também adquiriu participações na BCP Global, uma plataforma de tecnologia para investidores latino-americanos e em empresas de crédito consignado e de custódia.

Nas últimas semanas, a Ágora também lançou um cartão de crédito e viabilizou, por meio do Bradesco Invest US!, a abertura de contas no exterior e também de investimentos, com produtos sob gestão da BlackRock. A partir do ano que vem, o cliente também poderá investir diretamente lá fora. 

O Bradesco comprou a Ágora em 2008, quando ela tinha 50% de share e era a corretora mais moderna do mercado. Por dez anos, a Ágora operou em dualidade com a Bradesco Corretora. 

A partir de 2019, elas se separaram: a Bradesco Corretora ficou com os clientes institucionais e a Ágora passou a ser a plataforma que atende os clientes pessoa física. 

Desde então, a Ágora passou a ter autonomia na gestão. Investiu em tecnologia, curadoria e em produtos e serviços – ano passado, ela já lançou a custódia remunerada, transformou suas carteiras recomendadas em fundos e adotou uma  ferramenta de inteligência artificial para sugerir produtos ao investidor a partir da experiência dele no app. 

Hoje, a Ágora tem R$ 72 bilhões em custódia e vem crescendo 50% ao ano em número de clientes: são 870 mil cadastrados e 30% deles não são correntistas do Bradesco — estão chegando através do marketing digital e do boca a boca. 

A plataforma ainda tem espaço de crescimento, considerando os 75 milhões de clientes do Bradesco e também o tamanho dos concorrentes.  

“Nós investimos, reposicionamos e reconstruímos a plataforma, que é hoje a mais moderna do mercado,” disse Leandro. “Não estamos numa corrida de 100 metros, mas numa maratona, e lá na frente, vamos vencer essa corrida.”