Depois de 23 anos em circulação, a revista Época anunciou que está suspendendo sua versão impressa semanal e passará a ser publicada como uma seção dentro do jornal O Globo — tirando de circulação mais um título num momento em que a velha mídia luta contra a queda na publicidade e a pulverização da audiência. 

Criada pela Editora Globo para competir com a Veja e IstoÉ, a Época terá páginas fixas aos sábados no Globo, onde, segundo o grupo, publicará “reportagens de fôlego”. Ela também ocupará espaços no jornal ao longo da semana, com matérias mais analíticas sobre o noticiário diário. 

Dentro da reestruturação, o site da revista também deixará de existir de forma independente, e migrará para dentro do site do jornal. 

As mudanças valem a partir de 28 de maio.

Nos últimos anos, a Editora Globo experimentou com várias estratégias para dar um novo sopro de vida à revista. 

A Época chegou a circular junto com o Valor e o Globo para tentar penetrar um novo público, e ganhou um novo projeto gráfico e editorial, passando “a investir em reportagens com narrativa literária, como perfis de personagens conhecidos ou descobertos por sua equipe, e episódios de vida de personagens nacionais e internacionais,” como notou o Meio&Mensagem. 

Ainda assim, “na última década, os incontáveis desafios impostos pela internet mudaram radicalmente o ciclo das notícias,” o Grupo Globo disse num comunicado publicado hoje. “A dinâmica de uma revista semanal de notícias impressa começou a perder relevância em um tempo em que os furos de reportagem são publicados em tempo real e alertados nas telas dos celulares.”

Há anos que as revistas impressas perdem leitores no Brasil e no mundo. 

Em 2014, a Época tinha 379 mil assinantes (somando a tiragem impressa e os assinantes digitais). No ano passado, tinha 88 mil, com uma queda de 68 mil assinantes de um ano para o outro. (Dos 88 mil, apenas 38 mil eram assinantes do impresso.)

Mas a situação não se restringe ao veículo. A Veja caiu de 1,2 milhão para 262 mil no período; e a Exame, de 162 mil para 55 mil, segundo dados do IVC. Desde janeiro, a Exame impressa deixou sua periodicidade quinzenal para se tornar uma revista mensal, com cada edição ao redor de um tema específico.

A decisão de hoje não envolve a revista Época Negócios, que “está saudável financeiramente,” segundo uma pessoa próxima à revista.

No início de 2020, a Editora Globo encerrou por um breve período a edição impressa de seis títulos, incluindo a Época Negócios, mas a decisão foi tomada por questões ligadas à pandemia, que estava prejudicando a logística. Em agosto, todos os títulos voltaram a circular normalmente.