O combate ao desmatamento ilegal é um dos maiores desafios enfrentados pela pecuária brasileira — e um pilar estratégico para a Minerva Foods, que acaba de atingir 100% do monitoramento de fornecedores diretos em todos os países da operação de bovinos na América do Sul.

Agora, todas as compras diretas de gado de suas operações no Brasil, Paraguai, Colômbia, Argentina e Uruguai estão cobertas pelo monitoramento socioambiental, que utiliza tecnologia geoespacial para avaliar as condições das fazendas fornecedoras, garantindo que os animais adquiridos estejam em conformidade com a política e procedimentos da empresa, além de protocolos setoriais e as legislações vigentes em cada país.

Para chegar até aqui, em 2021 a companhia firmou seu Compromisso com a Sustentabilidade se comprometendo a monitorar 100% dos fornecedores em toda a América do Sul até 2030 e empreendendo esforços contínuos para o cumprimento de todas as metas.

Em 2020, foi a primeira empresa a monitorar o fornecimento direto de gado em todos os biomas de sua operação no Brasil, seguido por Paraguai (2021) e Colômbia (2023). Em 2024, ocorreram dois marcos importantes: a antecipação do cumprimento das metas da Argentina, que estava prevista para alcançar a totalidade em 2030, e a do Uruguai, prevista para 2025.

Próximos Passos

Concluída essa importante etapa, a Minerva Foods — que é a principal exportadora de carne da bovina da América do Sul — segue fomentando iniciativas para contribuir com o engajamento dos produtores rurais na utilização das ferramentas de monitoramento e na adesão aos programas de rastreabilidade e monitoramento socioambiental, voltados para a cadeia de indiretos.

“Para além de cumprir com as legislações, somos uma empresa comprometida com o desenvolvimento sustentável, com a segurança alimentar e em criar conexões entre pessoas, alimentos e natureza. Para conectar todos estes elementos, o produtor rural tem uma participação muito importante em nossa estratégia,” disse Tamara Lopes, gerente executiva de sustentabilidade da Minerva Foods.

Para isso, a empresa lançou, em parceria com a Niceplanet Geotecnologia, o aplicativo móvel SMGeo Prospec, que coloca na mão do produtor a mesma tecnologia utilizada pela indústria, para consultarem a sua própria cadeia de abastecimento.

O app permite realizar análises socioambientais antes de realizar cada compra de gado, atingindo assim, os fornecedores indiretos. Apesar de possuir um custo de utilização, a Minerva Foods tem distribuído vouchers aos parceiros, que possibilitam realizar as análises de forma gratuita, além de realizar visitas e treinamentos para fomentar a importância da rastreabilidade.

smgeo

O monitoramento dos fornecedores indiretos é um grande desafio para o setor e exige o envolvimento de diversos elos da cadeia, mas principalmente, a criação de políticas públicas específicas. “Nosso objetivo não é penalizar aquele produtor irregular, mas mostrar a ele o caminho para se adequar à legislação e às normas internacionais, e, com isso, conseguir acessar mercados relevantes ao redor do mundo, além de fazer parte da transformação para um modelo cada vez mais eficiente e sustentável, contribuindo para o fortalecimento da pecuária como um importante vetor da economia brasileira,” diz Fabiano Tito Rosa, diretor de compra de gado Latam da Minerva Foods, que tem liderado as iniciativas em campo com os produtores em toda a América do Sul.

Para acelerar os avanços na rastreabilidade, a Minerva Foods implementou iniciativas próprias, como o Protocolo de Rastreabilidade Individual e monitoramento socioambiental, que busca garantir a identificação individual dos animais com elementos oficiais de identificação, assegurando a rastreabilidade e a conformidade socioambiental desde a origem. O processo é realizado por certificadoras credenciadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o que garante transparência e isonomia.

Demonstrando sua liderança no tema, em 2023, a divisão de couros da companhia, a Minerva Leather, realizou o primeiro embarque de couro totalmente rastreado. Essa iniciativa assegurou a rastreabilidade completa e a conformidade socioambiental dos produtos entregues aos clientes, destacando a Minerva Foods como uma referência em sustentabilidade na cadeia pecuária.

 Transparência como chave para a rastreabilidade

A transparência na rastreabilidade do gado é essencial para promover um setor pecuário cada vez mais sustentável, que beneficie tanto os consumidores quanto o meio ambiente.

Em um cenário em que o consumidor está cada vez mais atento a essas questões, a transparência na rastreabilidade ajuda a transmitir credibilidade e confiança sobre a origem do produto, além de possibilitar o acesso a muitos países que exigem certificações que comprovem essas práticas.

Nesse aspecto, a Minerva Foods se diferencia pela confiabilidade de seu sistema de monitoramento geoespacial, que é auditado anualmente. Os resultados mais recentes demonstraram que as compras realizadas atingiram 100% de conformidade, de acordo com os critérios definidos no Protocolo de Monitoramento de Fornecedores de Gado na Amazônia e do Compromisso Público da Pecuária (CPP), tendo sido auditados pela BDO RCS Auditores Independentes.

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir