Um conteúdo
A energia brasileira vem da diversidade cultural de seu povo e da dimensão continental de seu território. A Fictor Energia entende essas características e, assim como cada brasileiro, compreende esse potencial, pois vive ele todos os dias.
Viver o potencial brasileiro é, em essência, enxergar na pluralidade o caminho para pensar e propor soluções únicas que atendam necessidades e anseios diversos, considerando com êxito múltiplos fatores, sejam eles ambientais ou sociais. No setor de energia, essa crença deu origem ao conceito de convergência energética de Reive Barros, conselheiro da Fictor Energia.
Esse conceito envolve o uso estratégico de uma gama de fontes de geração com foco em fontes renováveis e planos detalhados de mitigação e compensação das emissões de carbono da geração feita por opções fósseis, construindo uma sinérgica e sustentável matriz que não depende de mudanças bruscas em sua infraestrutura para apresentar resultados promissores de descarbonização.
Na mesma proporção, a convergência energética reflete em uma maior segurança energética, pois mantem ativo todo conhecimento prático do uso das fontes de geração tradicionais, inserindo-as nos planos e metas de sustentabilidade e descarbonização tão comumente associados às opções mais modernas.
Neste cenário, a divisão de soluções em energia limpa do Grupo Fictor busca posicionar o Brasil na vanguarda das discussões sobre transição energética e desenvolvimento sustentável. Junto aos nossos parceiros, construímos projetos que atendem às demandas por geração sustentável de energia ao mesmo tempo em que respondem às necessidades de desenvolvimento regional de áreas remotas.
Os primeiros projetos dessa nova etapa representam bem nosso olhar para os desafios ambientais e sociais do nosso País.
Com duas usinas de energia solar em construção no estado do Amazonas, no coração da Amazônia, estamos transformando a matriz energética daquela região. Primeiro, entendendo as suas peculiaridades e fazendo valer a nossa ideia principal de que a solução para o desenvolvimento sustentável do Brasil está na convergência energética e em nossa pluralidade.
Nossas usinas trabalharão para reduzir em até 40% o consumo de diesel das usinas ali já existentes. As placas solares de nossas usinas estarão integradas a esse sistema e permitirão que essa convergência aconteça, evitando a necessidade de mudança completa da matriz energética com novas construções, o que ocasionaria traumas ambientais significativos para um ecossistema tão sensível.
O olhar para as especificidades do ambiente e seus habitantes propiciou pensarmos além da descarbonização da geração elétrica daqueles que já possuem energia em suas casas. Voltamos nossos esforços também às milhares de famílias ribeirinhas isoladas em áreas de difícil acesso da região amazônica. Nesse caso, os lares e seus residentes não possuíam acesso à energia de nenhuma fonte, seja ela fóssil ou renovável.
A transformação ocorreu por meio da nossa iniciativa de instalação de painéis solares nas residências, tirando proveito desse insumo genuinamente brasileiro. Essa iniciativa, assim como todos os nossos projetos, existe justamente em razão dos seus benefícios sociais, dos quais, sem eles, nossa atuação não encontraria propósito.
Junto de diversos parceiros, como o governo federal, já beneficiamos cerca de 4 mil lares, garantindo não somente a energia elétrica, mas também a energia criativa para empreenderem, preservarem e compartilharem suas culturas. A expectativa é chegarmos a 300 mil lares.
Propiciar essa emancipação de diversas famílias e suas histórias nos inspira a cada dia, e a Fictor Energia está agora levando esse pensar brasileiro para outros horizontes.
Somos patrocinadora oficial da CONIBEN 2023, Conferência Ibero-Brasileira de Energia, realizada em Lisboa, Portugal. O evento reúne os principais nomes de Brasil, Espanha e Portugal no setor de energia, estreitando laços e fomentando negócios entre as empresas, agências e seus governos.
No evento, nossos projetos de geração limpa de energia mostrarão a posição de liderança que o Brasil possui nas soluções que unem desenvolvimento com preservação, servindo como modelo de convergência energética para países em desenvolvimento que enfrentam os mesmos desafios.
As nossas usinas fotovoltaicas, UFV Autazes e UFV São Gabriel da Cachoeira, representam apenas uma fração do potencial criativo do Brasil e estamos comprometidos em seguir aprendendo com o nosso País e suas características únicas para propor soluções que melhorem a vida das pessoas e tragam desenvolvimento com preservação.