Um conteúdo
A rastreabilidade é um dos pilares centrais da estratégia de sustentabilidade da Minerva Foods, que acaba de atingir 100% de monitoramento de suas fazendas fornecedoras diretas na Colômbia, antecipando a meta assumida há dois anos em seu compromisso público – a previsão era atingir os 100% no final de 2023.
A companhia visa garantir que o desmatamento ilegal seja zero em toda sua cadeia de abastecimento da América do Sul até 2030.
A Colômbia é o terceiro país onde a Minerva Foods tem operações a atingir esta marca. O primeiro foi o Brasil, onde a companhia foi pioneira ao expandir o monitoramento geográfico para todos os biomas em que opera além da Amazônia — como o Cerrado, Pantanal, Caatinga e Mata Atlântica — e atualmente possui 100% das compras de gado monitoradas em todo o País. Em 2021, já avançara na ampliação do uso de tecnologia geoespacial, atingindo 100% das fazendas fornecedoras diretas monitoradas também no Paraguai.
A Minerva Foods segue progredindo nas iniciativas para garantir o desmatamento ilegal zero em toda a cadeia produtiva da América do Sul até 2030. No Uruguai, por exemplo, tem como objetivo alcançar os 100% em 2025 e já avança em mais de 20% de fornecedores diretos monitorados. Na Argentina, onde a meta é alcançar 100% até 2030, o monitoramento já está em cerca de 90%.
Na cadeia de fornecedores indiretos, a empresa também tem liderado iniciativas no setor. A Minerva Foods foi pioneira ao testar e integrar aos seus sistemas internos o Visipec®, ferramenta de rastreabilidade complementar e monitoramento na Amazônia. A ferramenta foi desenvolvida pela National Wildlife Federation (NWF) em parceria com o Gibbs – Land-Use and Environment Lab da University of Wisconsin-Madison, e tem como objetivo cruzar informações do Cadastro Ambiental Rural (CAR) da propriedade com os bancos de dados públicos para rastrear a movimentação do gado durante o ciclo produtivo.
Com o objetivo de apoiar seus parceiros pecuaristas na comercialização de gado de origem sustentável, a companhia lançou junto com a empresa Niceplanet Geotecnologia o aplicativo SMGeo Prospec® para produtores rurais de todo o Brasil, dando-lhes a capacidade de consultar a conformidade de sua cadeia produtiva por meio de análises socioambientais em todo o País.
Essa ferramenta permite realizar pesquisas detalhadas, com acesso a dados históricos e análises de conformidade socioambiental, auxiliando no mapeamento de riscos antes de qualquer comercialização. Para incentivar sua utilização, a Minerva Foods tem disponibilizado vouchers aos pecuaristas parceiros.
Mas os esforços para uma pecuária mais sustentável não se restringem à rastreabilidade.
A descarbonização é outro ponto central na estratégia ESG da Minerva Foods, que tem o programa Renove como um importante agente de engajamento de produtores na adoção de boas práticas no campo, visando a diminuição das emissões de gases de efeito estufa.
A iniciativa inclui projetos para agregar valor à cadeia de fornecimento gerando oportunidades de incremento de renda, principalmente por meio da geração de créditos de carbono e comercialização de produtos carbono neutro.
Recentemente, a companhia anunciou sua entrada na Rede ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta), uma das mais importantes práticas do Plano ABC para a mitigação e adaptação das mudanças climáticas, sendo a primeira do segmento pecuário a representar a letra “P” (de pecuária) da associação, em conjunto com a Embrapa, mirando o respaldo científico, trazendo a melhor ciência e tecnologia para os pecuaristas e oferecendo as ferramentas necessárias para que as propriedades possam ter uma atuação cada vez mais sustentável.