De olho no desenvolvimento do mercado de tecnologia, a Faculdade XP acaba de abrir as inscrições para o processo seletivo mais concorrido do País, com mais de 300 candidatos por vaga. Tamanho êxito da operação se deve a uma metodologia inovadora e diferente do convencional, modelo ‘anywhere’ – ou seja, o aluno estuda de qualquer lugar –, curso a custo zero e acesso ao ecossistema da empresa, com conteúdos e profissionais que conhecem e atendem às reais necessidades do mercado.

Além disso, a criação da instituição de ensino superior acontece em um momento-chave para a área tech: alto volume de vagas ofertadas e poucos profissionais capacitados para ocupar os postos de trabalho.

A demanda pujante por mais profissionais de tecnologia é uma dor sentida por várias organizações. Segundo a projeção da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais, em cinco anos serão criados quase 800 mil novos postos, mas o Brasil forma pouco mais de 53 mil profissionais de tecnologia por ano, o que deve resultar em um déficit de 532 mil pessoas para trabalhar no setor.

Atenta às tendências de mercado, a Faculdade XP abriu a segunda seletiva para cursos na área de tecnologia, para mais 400 estudantes, sendo 50% destinadas a mulheres e pessoas que se autodeclaram negras. Com investimentos de mais de R$ 100 milhões, a XP Educação oferece graduações em tecnologia nos cursos de: Ciência de Dados, Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, todos chancelados pelo MEC. Os interessados no segundo processo seletivo devem se candidatar por meio do site da XP Educação.

[fvplayer id=”89″]

 

Após a inscrição, os candidatos passam por um processo seletivo dinâmico de duas etapas. Na primeira fase, o aluno escolhe o modelo de avaliação teórica (prova de conhecimentos gerais da própria XP Educação ou via ENEM), responde um questionário de motivação, participa de um minicamp de duas semanas e, por fim, aqueles que forem certificados pelo minicamp têm seus perfis avaliados (teste comportamental e cognitivo). Na segunda fase, é realizada a prova de conhecimentos gerais ou é utilizada a nota do ENEM, de acordo com a opção efetuada na inscrição.

“Nosso sonho grande é formar a próxima geração de profissionais em tecnologia preparada para os desafios da economia digital, além de oferecer os instrumentos para que se tornem líderes exponencias, impactando positivamente o processo de transformação digital do país. É um efeito em cadeia que iremos conduzir a partir de uma metodologia de ensino baseada no desenvolvimento global do aluno: de habilidades técnicas às competências socioemocionais”, explica Paulo de Tarso, CEO da XP Educação.

Uma das referências da Faculdade XP, que já é uma realidade nos Estados Unidos e Europa, é o conceito aplicado de employer university ou Employer U (universidade conectada à empresa, em tradução livre). Além de contar com o modelo anywhere, os cursos são bastante inclusivos já que têm custo zero para o aluno durante todo o período, exceto a taxa de inscrição. E um processo seletivo formulado para atrair e selecionar alunos com alto potencial de todo o Brasil. Para isso, também foram aplicadas três “esteiras”: ampla concorrência, para mulheres e para pessoas que se autodeclaram negras.

Modelo de ensino da Faculdade XP: aprenda com quem faz e faça também!

O modelo de ensino da XP Educação tem como propósito transformar o aluno em um profissional completo, de modo que os desafios e práticas da rotina de trabalho sejam conhecidos desde os primeiros semestres. Para isso, a instituição coloca o aluno no centro, dando os insumos para que evolua ao longo da formação e tenha visibilidade sobre esse processo.

Uma das ferramentas usadas é a trilha específica dedicada a people skills, a exemplo do espírito empreendedor e empatia, combinada a um plano de desenvolvimento individual, que contempla mentorias com executivos da própria XP Inc. Mas a conexão com o ecossistema da empresa vai muito além desses diálogos, permeando toda a jornada acadêmica. Exemplo disso são os projetos aplicados, cuja sinergia foi criada com o Instituto XP, onde os alunos das graduações em tecnologia aplicam seus aprendizados, enquanto exercitam o trabalho em equipe e liderança em prol de uma iniciativa social.

A metodologia de ensino também prioriza o corpo docente que dê o exemplo de como alcançar grandes metas – na Faculdade XP, os alunos têm aulas com profissionais que atuam na empresa e, portanto, reúnem ricas experiências mercadológicas e um repertório profissional inspirador.

Esse robusto processo de aprendizagem acontece de forma 100% digital, com aulas ao vivo e interações em tempo real, o que confere uma otimização do tempo do aluno em razão de não demandar sua locomoção – assim, ele pode se dedicar ainda mais aos próprios estudos, por exemplo –, além de fomentar a democratização do ensino superior de excelência.

Até o fim do ano, a expectativa é de que cerca de 10 mil alunos estejam dentro da Faculdade XP, refletindo sobre seu futuro e tendo acesso a uma educação superior criada para que realizem seus grandes sonhos.

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir