A SolarCity, empresa de paineis solares fundada por Elon Musk, acaba de levantar US$124 milhões emitindo uma dívida curta — 18 meses — e mais de 80% da emissão foram comprados pelo próprio Musk (que é chairman da empresa), e por seus CEO e CTO.10128 36d8a75e 9335 7fffffffffffffff 0000 09d2bc93481e

É um péssimo sinal sobre a saúde da empresa.  

Primeiro, porque a taxa foi a mais alta já paga pela SolarCity.  Os 6,5% de cupom pagos agora se comparam com os 5,25% que a empresa pagou numa emissão muito mais longa (cinco anos) em fevereiro, segundo o The Wall Street Journal.

Segundo, porque o mercado não demonstrou interesse em financiar a SolarCity apesar da taxa açucarada.

No início do ano, uma outra empresa de Musk, a Space Exploration Technologies, já havia comprado a maior parte de uma dívida  de US$105 milhões emitida pela SolarCity.

Agora, a notícia de que a SolarCity precisou acionar os bolsos de seus executivos para levantar caixa pode prejudicar sua fusão com a Tesla, sobre a qual já escrevemos aqui.

A pergunta na mente de muitos agora é, por que a Tesla deveria pagar por uma empresa cujo futuro parece ainda mais incerto do que o imaginado?