A Y Combinator – uma das aceleradoras de startups mais respeitadas do mundo – está alertando suas investidas para “se preparar para o pior,” ecoando um discurso que tem ficado cada vez mais frequente no ecossistema de venture capital.
A aceleradora, uma das maiores do mundo, enviou à sua base de startups uma lista com conselhos do que fazer para sobreviver à virada do mercado.
“O movimento mais seguro é se planejar para o pior,” disse a Y Combinator.
“Se a situação atual for tão ruim quanto as duas últimas crises econômicas, o melhor caminho para se preparar é cortar custos e aumentar o seu ‘runway’ nos próximos 30 dias. Seu objetivo deveria ser chegar ao modo “default alive” [um termo que se refere ao estágio em que uma startup não precisa mais levantar capital].”
Se a startup estiver planejando captar nos próximos 6 a 12 meses, o Y Combinator alertou que ela pode acabar fazendo isso no pico da virada de mercado.
Nesse cenário, “suas chances de sucesso são muito pequenas mesmo se a sua companhia estiver indo bem. Recomendamos que você mude seus planos.”
Outro conselho: lembrar que muitos de seus competidores não vão fazer um bom planejamento, mantendo uma alta queima de caixa e só se dando conta de que fizeram besteira quando tentarem levantar a próxima rodada.
“Você pode facilmente ganhar bastante market share numa crise apenas se mantendo vivo.”
***
Os alertas da Y Combinator vêm pouco depois do CEO do Uber enviar uma carta semelhante a seus funcionários.
Dara Khosrowshahi disse que a empresa precisa ser ainda mais “hardcore” em relação aos custos, já que está diante de uma “mudança sísmica” nos mercados.
O CEO disse ainda que, olhando pra frente, a empresa vai tratar as contratações como um “privilégio” – um indicativo de que o Uber deve congelar ou até reduzir sua folha de pagamentos.
“Adaptar-se ao momento significa fazer ‘tradeoffs’. A taxa de retorno exigida para os nossos investimentos aumentou. E isso significa que algumas iniciativas que demandam uma quantidade substancial de capital vão perder fôlego. Temos que garantir que nosso ‘unit economics’ funcione antes de crescermos.”
Dara disse ainda que a empresa precisa começar rapidamente a entregar geração de caixa livre.
“Em tempos de incerteza, os investidores procuram segurança. Eles reconhecem que somos o líder com a maior escala em nossa categoria, mas eles não sabem quanto isso vale. Citando Jerry Maguire, precisamos mostrar a eles o dinheiro,” escreveu o CEO. “Agora é sobre geração de caixa livre. Nós podemos (e devemos) chegar lá mais rápido.”