A Berkshire Hathaway acaba de tomar a iniciativa incomum de publicar um press release para negar relatos na imprensa brasileira de que teria aumentado sua participação no IRB.
Distribuída pouco antes das 21 horas, a nota da companhia de investimentos de Warren Buffett é curta e grossa:
“Tem havido matérias recentes na imprensa brasileira de que a Berkshire Hathaway é uma acionista do IBR Brasil Re. Essas matérias são incorretas. A Berkshire Hathaway não é acionista do IRB atualmente, nunca foi aconista do IRB e não tem intenção de se tornar um acionista do IRB.”
O comunicado inequívoco vem uma semana depois da Coluna da Broadcast publicar a seguinte nota:
“O Berkshire Hathaway, do megainvestidor Warren Buffett, praticamente triplicou a fatia que detinha do IRB Brasil Re em fevereiro. Entre os dias 6 e 18, o fundo aproveitou a baixa das ações da resseguradora – causada pelo entrevero com a gestora Squadra – para aumentar sua posição.”
No mercado, investidores comprados no papel do IRB sempre tentaram convencer a imprensa financeira de que a Berkshire era uma acionista discreta do IRB ou que estava prestes a fazer uma oferta pela empresa. Esses boatos — nos quais muitos gestores sempre quiseram acreditar — circulam desde o IPO da empresa.
O IRB já perdeu quase metade de seu valor de mercado desde que a Squadra levantou dúvidas sobre a forma como a empresa reporta seu resultado.