O alemão Sebastian Steudtner saiu de sua casa em Nuremberg aos 16 anos para morar no Havaí e começar a carreira como surfista – contra a vontade dos pais. Vinte anos depois, acumula recordes mundiais das maiores ondas surfadas.
O mais recente foi alcançado em abril, quando o alemão surfou uma onda de 28,54 metros de altura em Nazaré, em Portugal. Ele ainda precisa da confirmação do Guinness Book para consolidar o feito.
Detalhe: o atual recordista é o próprio Steudtner, ao surfar uma onda de 26,2 metros em 2020 também em Nazaré.
“Se tem uma lição que eu posso tirar da minha vida é que qualquer um pode alcançar qualquer coisa,” disse ao rabino Nilton Bonder neste episódio de The Business of Life.
Steudtner conta que era um péssimo aluno, que gostava de fazer atividades ao ar livre. “Eu só era bom em inglês, pois sabia que ia precisar para o surf.”
O primeiro esporte em que se destacou foi o windsurf – uma espécie de prancha à vela. Aos 13 anos veio o primeiro convite para se mudar para o Havaí, mas os pais dele só permitiram três anos depois.
Hoje, a rotina diária de Sebastian é basicamente cuidar do físico e da mente para conseguir enfrentar as ondas – e os caldos. “Acredito que as pessoas não percebem o quanto de treinamento e preparação são necessários para praticar o surf em ondas gigantes,” afirmou.
Em The Business of Life, o rabino e escritor Nilton Bonder conversa com pessoas de destaque em diferentes áreas e aborda suas histórias em várias dimensões.
Entre os entrevistados em episódios anteriores, estão Pedro Bial, Abilio Diniz, Nora Rónai, Roberto Medina, Marina Silva, Nelson Motta, José Isaac Peres, Isay Weinfeld, Luiza Trajano e Wagner Moura. Veja a lista completa.
Também disponível em Podcast, ouça: