Jim Chanos, o famoso short-seller que apostou contra a Enron e a Tyco, disse numa entrevista hoje cedo que está apostando na queda de ações da Restaurant Brands International, a holding da 3G que é dona do Burger King, e da Dunkin’ (marcas Dunkin’ Donuts e Baskin-Robbins) há cerca de um ano. 

Em entrevista ao Squawk Box da CNBC, Chanos disse que as ações das redes de franquias têm tido expansão de múltiplo nos últimos anos, enquanto, na ponta, os próprios restaurantes estão penando. “Em algum momento isso tem que acabar,” disse.

A discussão mais ampla, segundo ele, é um modelo de negócios em que os franqueadores ganham e os franqueados, nem sempre. Chanos equiparou essas empresas a alguém que vive de renda fixa (‘clipping the coupons’), ou seja, coletando os royalties. “Todo mundo quer vender franquia, mas ninguém quer ser dono dos restaurantes.”
 
Chanos citou a Carrols Restaurant Group (Nasdaq: TAST), o maior franqueado da RBI, dona de centenas de lojas do Burger King.
 
“Se você comparar a performance financeira da Carrols com a da RBI, é como o dia e a noite.” 

“A Carrols está aumentando seu faturamento em detrimento das margens: a rentabilidade está implodindo… O custo de mão de obra está em alta, os custos de commodities estão em alta.. Tudo isso afeta o restaurante mas não o franqueador.  Mais cedo ou mais tarde, você não pode ter uma situação em que os restaurantes estão sofrendo e o franqueador está prosperando. Isso simplesmente não funciona no longo prazo.” 

Chanos disse que sua gestora, a Kynikos Associates, está ‘short’ em outros negócios baseados no modelo ‘asset light’ de franquias.

As ações da RBI – dona da Tim Hortons e da Popeyes Louisiana Kitchen, além do Burger King – chegaram a cair 3% no pre-market, antes da abertura em Nova York. As ações da Dunkin’, que estavam subindo antes da entrevista com a divulgação de resultados melhores do que o esperado, chegaram a cair 5%. Ambas já reduziram as perdas.

Os comentários vêm dois dias depois da RBI divulgar resultados acima da expectativa do mercado. A controladora do Burger King teve faturamento e lucro acima do esperado. A ação está em queda de 6% nos últimos 12 meses.

A Kynikos administra mais de US$ 2 bilhões. O seu fundo de ‘shorts’ caiu 12% no ano passado, segundo a CNBC, enquanto o hedge fund retornou 22%. Ambos os fundos estão no zero a zero este ano.

 
O vídeo da entrevista está aqui.