Sete horas e meia de festa de premiação tem uma grande vantagem: a gente fica sabendo muita coisa… e ouve muita fofoca também. E é claro que esta semana eu não poderia deixar de contar tudo que vi e ouvi no Effie Awards, organizado no Brasil pelo Meio e Mensagem.

A Almap levou tudo e mais um pouco. A fofoca é que esse mais um pouco incluiria uma chuva de hambúrgueres. Mas no fim das contas, a Almap já garantiu uma cervejaria.

A Renata Gomide é definitivamente o nome do ano: o Boticário levou os prêmios mais importantes. Nos corredores, o pessoal contou que a GWM quer trocar de agência, que a BYD já é a montadora que mais gasta com propaganda e que a chinesa Zeekr praticamente caiu no colo da CP+B. 

Tem ainda a Soko que subiu ao palco pela última vez. O líder da Accenture Song contando por que comprou a Soko (essa não foi no Effie). E para finalizar, uma provocadinha na Globo. How you doin, Manzar? Vem ler.

Eletromidia

Está chovendo hambúrguer

A AlmapBBDO levou tudo quanto foi prêmio no Effie Awards desta última terça. Até onde eu contei foram uns 8 ouros, uns 9 pratas, e ainda o Grand Effie com aquela propaganda da Kombi que reviveu a Elis Regina com inteligência artificial. 

Mas a verdade é que a Almap vem fazendo uma varredura no mercado. Só este ano já levou Amazon, Bradesco, Grupo Accor, OLX, CNBC e Yamaha Motos.  Lá no burburinho do prêmio, davam como certo que a agência também vai levar a Zamp – que opera as marcas Burger King, Popeyes e Subway – derrubando David, Africa e Dentsu. 

A fonte é boa, mas o Filipe Bartholomeu disse que neste momento ainda está trabalhando na proposta e que, de concreto mesmo, levou a conta da Amstel. 

Puga atrás da orelha

Desde que o Igor Puga assumiu como CMO na Zamp, já se esperava alguma mudança. No fim de outubro, ele lançou uma concorrência para ter uma única agência para as três marcas. Igor, me liga. Você não me atende. 

boopo igor puga 1

Guerra dos automóveis

Ninguém queria falar muito da concorrência que os chineses da GWM acabaram de abrir para contratar uma agência no Brasil. Todo mundo com NDA assinado.

A dona da conta hoje é a Asia, o spinoff da Africa. Ninguém está certo se a verba vai ser dividida entre a nova agência e a Asia – ou se a Asia vai perder tudo. Ninguém tampouco sabe quanto será a verba. A concorrência pede propostas, incluindo a estratégia de gastos que a montadora deve fazer com mídia. 

Estão no páreo Artplan, Galeria, Mediabrands e Suno. 

Zeekr X Porsche

Bom mesmo é quando o cliente entra na agência, conversa com você e diz: ok, quando podemos começar? Vinicius Reis disse que foi assim que a montadora chinesa de carros de luxo Zeekr contratou a CP+B em maio, e com uma verba de mídia acima da média do mercado. O objetivo: brigar com a Porsche e a BMW. O CEO da Zeekr no Brasil já conhecia o Wilson Negrini, o vp de atendimento da agência, dos tempos da Nissan. 

Pátios cheios, nos chineses

A BYD já é o maior anunciante entre as montadoras de carros no Brasil, segundo diversos executivos de agências. Não foi à toa que Luciano Huck fez um agrado especial à marca no evento anual da Globo há algumas semanas. 

Mas… as vendas pararam de crescer e os pátios estão cheios. Bartholomeu, que atende a Volkswagen, diz que as marcas estão preocupadas se isso poderá significar uma queda forte de preços. Quando o ano começou, a BYD chegou ao décimo lugar no ranking das montadoras no País. Terminou outubro ainda em décimo. A GWM chegou a estar em 12º lugar e agora está em 13º. Peguei os números na Fenabrave, que monitora os emplacamentos. 

O ano da Renata

Perdi as contas de quantas vezes a Renata Gomide subiu no palco do Effie. O Boticário levou uns sete ouros (fora as pratas e bronzes) e mais o prêmio de anunciante e marca do ano. Lembrando que os jurados do Effie não premiam a criatividade, mas os comerciais que dão resultados reais para as empresas. 

A Renata assumiu o posto de vp de consumer do Grupo Boticário dois anos atrás e preparou o terreno em 2023. Inclusive deu uma chacoalhada na Almap, que tem a conta há uns 20 anos, ao passar uma das várias marcas do grupo para a GUT. Este ano, a CMO está levando todo tipo de prêmio, inclusive Cannes e agora os Effies. 

Só falta mesmo ganhar como CMO do ano no Caboré. Na shortlist ela já está. 

Um bilionário entre nós

Quem estava faceiro na festa era o Alexandre Guerrero, que tinha acabado de fechar a venda da Eletromidia para a Globo. A maldade nos corredores era que, finalmente, um verdadeiro negócio bilionário aconteceu na publicidade brasileira. Talvez por ser a única de capital aberto. Os Marinho avaliaram a Eletromidia em R$ 4 bi. 

Alexandre Guerrero ok

Trouxe a bebida

A Ambev não quis saber de tomar o vinho e o espumante da festa. Mandou o Zé Delivery entregar um balde de Stella Artois. De verdade. 

Soko dando adeus

Felipe Simi subiu anteontem no palco do Effie pela última vez para receber um prêmio em nome da Soko. A marca 100% brasileira ganhou relevância impressionante em menos de uma década de atuação, mas deixa de existir oficialmente nesta quinta-feira, quando passa a se chamar Droga5. 

Perguntei ao Felipe se ele tinha vontade de chorar. Ele disse que choraria fácil porque se emociona por qualquer coisa. Todo mundo da agência se diz animado com esta nova fase em que eles foram incorporados pela Accenture Song (que vai trazer tecnologia para a agência), mas estão vivendo o luto pela marca. 

Ainda como Soko, eles levaram dois ouros, duas pratas e dois bronzes no Effie.

Accenture Song

Se você está chegando agora (quase como eu) no mundo do marketing, não entendeu esse Song aí na Accenture, certo? Pois já faz alguns anos que a consultoria adentrou o mundo da propaganda, criando essa vertical ao comprar uma das mais famosas e criativas agências do mundo, a Droga5, do publicitário David Droga. 

Aqui no Brasil, a Song é liderada por Wilson Jensen, que tem décadas na consultoria. Foi o Wilson que fez toda a negociação com a Soko. Ele me contou que, em princípio, tentaram fazer a Droga5 começar do zero no Brasil, mas ficaram dois anos patinando. 

Bad bets

Algumas empresas (principalmente varejistas) estão fazendo uma exigência a agências que querem se classificar como possíveis fornecedoras: não ter nenhum cliente bet. 

Confere, Arnaldo?

O Nubank contratou o Matt Le Blanc, o Joey do Friends, para fazer uns seis ou sete vídeos comerciais do banco. O primeiro teaser foi ao ar no Fantástico. O segundo tem quase oito minutos e ficou só na internet. A CMO Juliana Roschel me disse que a Globo não aceita vídeos longos. Eu brinquei que talvez ela não tenha oferecido o valor correto. Tou tão ácida… 

Por exemplo

A MRV entrou na novela das nove com um tipo de Você Decide em que o telespectador escolhe o rumo da novela depois dos comerciais. Ideia da DM9. Isso a Globo também não aceitava antes.