A A&M — antiga Alvarez & Marsal — acaba de comprar a consultoria brasileira Terrafirma, fortalecendo sua atuação no segmento de infraestrutura, que já responde por 50% da receita da A&M no Brasil.

Com a aquisição, a A&M vai criar uma unidade de negócios focada apenas em infraestrutura, a A&M Infra, que já nasce com cerca de 550 consultores (contando os 30 vindos da Terrafirma). 

A vertical será liderada por Marcos Ganut, que está na A&M há cinco anos como head de infraestrutura depois de ter passado duas décadas na Deloitte.

A Terrafirma foi fundada há quinze anos e já desenvolveu mais de 250 projetos para áreas como portos, aeroportos, rodovias e hidrovias, além de realizar estudos técnicos para governos e para o BNDES. 

Hoje, a A&M Infra tem cerca de 200 projetos em andamento espalhados por países como Austrália, Canadá, Estados Unidos e Oriente Médio. A vertical já tem 30% de sua receita vindo de fora do Brasil. 

Segundo Ganut, o setor de infraestrutura é a grande aposta da A&M, mais conhecida pelas reestruturações de empresas. A área já representa metade das receitas no Brasil e a meta é triplicar o tamanho nos próximos três anos. 

Apesar da consultoria ter ganhado força na área por meio de reestruturações de companhias envolvidas na Operação Lava Jato e também do grupo X, Ganut diz que o filão está na estruturação de projetos de infraestrutura, que movimenta cerca de US$ 30 bilhões globalmente. 

O otimismo da consultoria se explica pela expectativa da retomada de projetos de infraestrutura no Brasil e também em outros países emergentes no pós-pandemia. 

“Os projetos em sua grande maioria são aprovados de forma equivocada e entregues com prazo estourado ou com custo acima,” diz Ganut. “Quando você olha o mercado, existe uma capacidade de crescimento bastante significativa.”

A A&M Infra já conta com um portfólio de clientes que incluem as maiores mineradoras do mundo, como a Vale, e grandes construtoras. 

Mas para acelerar a expansão, novas aquisições de consultorias devem acontecer. Segundo Ganut, há dois processos de M&A em andamento: um mais avançado no Canadá e outro ainda em fase inicial.