Bruninhooo

Ainda bem que nada disso é verdade.

Um áudio de autoria desconhecida, feito em várias versões e satirizando figuras do mercado financeiro e da política, é a nova sensação nos Whatsapps do mercado financeiro.

O personagem dos áudios — um paulistano falastrão com sotaque carregado — está sempre telefonando para seus amigos (o “Bruninho”, o “Andrezinho” e o “Gui”) para contar suas últimas “operações de mercado”, arquitetadas em ilhas de Angra dos Reis e finais de semana em Trancoso, sempre em companhia da elite nacional, da qual se diz íntimo.

O “amigo do Bruninho” é, supostamente, um operador que ajuda empresários e políticos a fazer operações de caráter duvidoso: remeter dinheiro para fora de forma ilegal, conseguir empréstimos do BNDES usando falsos pretextos, e até lidar com a imprensa: “vai lá, conta duas ou três mentiras, dá risada, faz cara de sério e ‘vende’ essa p…”

O narrador mistura fatos reais com a mais deliciosa ficção — e é isso que torna os áudios engraçados.  Ele se diz “muito amigo do Bernie Madoff”, frequenta a ilha de St. Barths “com o pessoal da Hypermarcas”, e é convidado para viagens pela agência “da mulher do Jorge Paulo”.

Num dos áudios, ele “ensina” um incorporador (pelo nome “Waltinho”, supostamente uma brincadeira com o construtor Walter Torre) a tomar uma linha de FINAME agrícola no BNDES — para um projeto que, claro, não tinha nada de agrícola.

Em outro, fala de uma ligação (imaginária) do Senador José Sarney para o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em que Sarney pede — e consegue — o confisco de um poço de petróleo. “A Venezuela é um lugar bom pra fazer negócio, hein, Bruninhoo”!

O personagem também narra um fictício final de semana em Trancoso com a nata do mercado e da política: “o Jorge Paulo, o pessoal da BTG, o Safra, Sarney Filho, o Zeca da Tarpon, o Zequinho Auriemo” e o “Celo da Odebrecht”.

Dada a natureza gráfica deste episódio, não dá pra colocar no site, mas alguns dos áudios publicáveis estão na fanpage da VEJA Mercados no Facebook.