O empresário Chaim Zaher acaba de comprar três emissoras de TV e as sete emissoras de rádio da NovaBrasilFM, os últimos ativos de comunicação do Grupo Solpanamby, que pertence à família Quércia.

10095 95ea6d02 177d 16345785d8a0000 0000 054154d2183eA coleção de ativos de mídia foi montada pelo ex-governador de São Paulo, que considerava as emissoras estratégicas para seus interesses políticos, mas Chaim disse que sua lógica é apenas econômica.

“Onde todo mundo vê um negócio velho e abandonado, eu paguei um bom preço e vou extrair valor,” o empresário disse ao Brazil Journal.  

Os valores não foram divulgados. 

Com a aquisição, o Grupo Thathi, controlado pela família Zaher, passa a ter cinco repetidoras de TV, onze de rádio e outras cinco afiliadas. Chaim, cujo principal negócio é o grupo SEB, disse que espera faturar R$ 70 milhões com sua holding de comunicação em 2021.

Referência em MPB, a NovaBrasilFM está há 20 anos no ar e tem uma audiência de 2,2 milhões de ouvintes por mês. 

“Quero resgatar a MPB, esse grande ativo da cultura brasileira, e vou expandir para fora também, começando por Portugal,” diz ele. 

As emissoras de TV adquiridas são a Bandeirantes de Santos e a Record de Campinas, que tem uma audiência de 6,8 milhões de telespectadores. Nos próximos dias, Chaim pretende inaugurar  uma nova geradora de TV na região de São José dos Campos.

Para além do preço convidativo, o negócio de comunicação tem um apelo afetivo para Chaim, que teve um de seus primeiros empregos numa rádio AM em Araçatuba. 

A transação vem num momento de demonstração de força do rádio em relação a outros meios. Diferentemente da TV — que está tendo um ano ruim — com o fechamento do comércio no início da pandemia, o rádio conseguiu navegar bem as águas turbulentas de 2020. “É uma mídia mais barata, com a mesma penetração gratuita e o consumo [de rádio] aumentou durante a pandemia,” disse uma fonte do setor. 

No ano passado, o empresário Carlos Massa, o Ratinho, comprou a frequência da antiga rádio Estadão FM (anteriormente conhecida como Eldorado) por R$ 50 milhões.

No início do mês, a CNN Brasil e a Rede Transamérica de rádio anunciaram um acordo operacional pelo qual a Transamérica veiculará conteúdo jornalístico da CNN em 196 cidades, com alcance potencial de 55 milhões de pessoas.

Com o acordo, que inclui revenue share da receita publicitária, a Transamérica passa a ter uma oferta jornalística capaz de competir — principalmente no mercado de São Paulo — com BandNews, CBN e Jovem Pan.

OUTRAS FREQUÊNCIAS

Na Jovem Pan, Tutinha resolveu ganhar dinheiro