A Ânima Educação e a Uliving — controlada pela VBI Real Estate — estão se unindo para oferecer moradias para estudantes perto dos campi da empresa.

Pelos termos do acordo, a Uliving fará todo o investimento imobiliário e ficará responsável por gerir os imóveis. Já a Ânima se compromete a ajudar na originação dos inquilinos, indicando as residências da Uliving para os calouros.

Rodrigo Abbud, o fundador da VBI, disse ao Brazil Journal que o acordo não envolve nenhum ganho financeiro para a Ânima, que vai se beneficiar do projeto por ter moradias de qualidade perto de suas universidades — o que pode ser um diferencial na hora de captar alunos.

“O programa de investimento vai ser discutido a quatro mãos, mas quem fará o investimento imobiliário e a operação somos nós,” disse ele.

A Uliving vai investir até R$ 800 milhões para construir 15 residências estudantis com um total de 5 mil camas.

O investimento será feito em três tranches.

Na primeira, serão construídas 5 residências, a primeira delas em Santos, voltada para alunos da Universidade São Judas.

A parceria com a Ânima vai atender principalmente os alunos de medicina, que muitas vezes vêm de regiões distantes ou até de outros países, e estudam em tempo integral. Os cursos de saúde estão mais blindados em relação ao crescimento do EAD, já que muitas aulas são práticas.

Fundada em 2012, a Uliving tem cinco unidades em São Paulo (Vila Olímpia, Centro, Jardins e Paulista), Ribeirão Preto e Rio de Janeiro — operando um total de 2.500 camas.

Segundo Rodrigo, a principal estratégia da empresa é fomentar a relação institucional com as universidades.

“Em Harvard e Stanford, por exemplo, o aluno faz a matrícula e já recebe várias opções de moradias perto. Aqui no Brasil, não existia isso. Estamos construindo um mercado novo e criando, além do imobiliário, um conceito de plataforma.”