A Avianca Brasil deve receber um aporte da United Airlines até o final de janeiro, o controlador da companhia German Efromovich disse a um canal de TV na Colômbia.

Efromovich disse que o novo aporte para a Avianca Brasil começou a ser negociado logo após a conclusão do acordo de joint venture firmado pela United com a Avianca Holdings na Colômbia no mês passado – e que prevê um empréstimo de US$ 456 milhões para o grupo Synergy de Efromovich, tendo como lastro as ações da empresa colombiana.

“Depois que o acordo com a United foi fechado, estávamos negociando uma segunda parte do financiamento do fundo que iria para a Avianca Brasil. Só que, antes disso, um arrendador de aeronaves se precipitou e entrou com um pedido de recuperação de 11 aviões.”

Outros pedidos se seguiram e a empresa não teve outra opção se não entrar com pedido de  recuperação judicial para proteger a operação.

A United fechou uma JV estratégica e comercial com a Avianca Holdings e a Copa Airlines que prevê compartilhamento de voos, entre outras sinergias. Em paralelo, a United fez um empréstimo ao grupo Synergy, a holding que reúne os negócios dos irmãos German e José Efromovich.

Pelo contrato do empréstimo, a United terá direito de preferência em qualquer oferta que o Synergy receber pelas ações da Avianca Holdings. O contrato também prevê situações em que a United pode se tornar o controlador da Avianca – e também ganhar um assento no conselho caso ela venha a ter 5% da empresa.

Pelo menos por enquanto, a United não está dando sinais de que está próxima da Avianca Brasil. Numa entrevista ontem, o CEO Oscar Munoz disse que o acordo foi feito com a Avianca Colômbia, que não possui nenhuma relação com a Avianca Brasil além de acionistas em comum, e que o empréstimo para o grupo Synergy foi estruturado de forma “muito precisa”.

Atualização: Após a publicação deste artigo, a United enviou uma nota em que nega qualquer negociação: “A United Airlines não está negociando para fazer qualquer investimento na Avianca Brasil.”

Veja abaixo a entrevista de Efromovich ao programa Pregunta Yamid.