A Unifique – o provedor de internet que domina o mercado em Santa Catarina – fechou um acordo com um escritório de agentes autônomos que pode acarretar na aquisição da operação, uma forma inédita de uma telecom de entrar no segmento de serviços financeiros. 

O acordo prevê que a Unifique fique com até 60% do capital da Plantare Investimentos, dependendo do atingimento de certas metas de receita nos três anos seguintes à transação.  

Conforme as metas forem sendo atingidas, a Unifique poderá subscrever ações do escritório de AAIs até o limite de 60%. O escritório é ligado ao BTG.

11481 bcf8acbf ce2c c488 3979 bcaf695faf95A transação marca uma das primeiras operações do tipo depois que a CVM liberou a participação de sócios capitalistas no cap table de empresas de assessoria de investimentos. Até então, apenas assessores podiam ser sócios dessas companhias.

A transação faz parte da estratégia do CEO Fabiano Busnardo de entrar em novos negócios para fidelizar sua base de clientes, reduzindo o churn e criando novas fontes de receita.

“A redução do churn tem um impacto muito grande no nosso bottom line. Se reduzirmos o churn em apenas 0,5 ponto, isso já representa muitos milhões a mais no nosso resultado,” o diretor de inovação da Unifique, Gabriel Amâncio, disse ao Brazil Journal.

Recentemente, a Unifique já lançou uma oferta de saúde digital, que permite aos clientes ter acesso à telemedicina e consultas virtuais com psicólogos e nutricionistas; a empresa também entrou no mercado de monitoramento de câmeras de segurança. 

A decisão de criar negócios adjacentes ao seu core business foi impulsionada pela entrada da operadora no segmento de internet móvel. 

No final de 2021, a Unifique ganhou o leilão de 5G para os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e deve começar a oferecer os serviços de internet móvel nos próximos meses.

“A oferta do 5G tem capacidade de mais do que dobrar a nossa base de clientes, que hoje é de 650 mil. Com uma base muito maior dá para trabalhar muito mais essas novas ofertas,” disse Gabriel. “Além disso, o churn da internet móvel é maior que o da banda larga, então a fidelização é ainda mais importante.”

Segundo o executivo, o acordo com a Plantare é apenas um primeiro passo da empresa em serviços financeiros. Nos próximos seis meses, a Unifique deve lançar um banco digital, onde os clientes da operadora poderão pagar suas faturas e ter acesso a financiamento na compra de celulares, por exemplo.

O banco digital será criado sem a participação da Plantare, mas o escritório terá um papel central na distribuição dos produtos.

Fundada há apenas dois anos, a Plantare tem cerca de R$ 1 bilhão em ativos sob custódia, operando principalmente no interior de Santa Catarina e Rio Grande do Sul — os mesmos mercados da Unifique. (O fundador Ricardo Hoffmann é nascido em Timbó, a cidade natal da Unifique). 

O escritório atende hoje 1,5 mil clientes e Hoffmann acredita que será possível acelerar muito o crescimento depois da parceria com a Unifique. 

“Se eu converter apenas 1% da base da Unifique, já são 7 mil clientes a mais,” disse ele. “Em três anos, achamos que conseguimos dobrar a base de clientes todos os anos.”