Depois da Localiza subir mais de 20% nos últimos 45 dias, o UBS BB acha que a ação já está precificando bem as perspectivas de crescimento da líder na locação de carros no Brasil.

O banco rebaixou sua recomendação de compra para neutro, com um preço-alvo de R$ 70 por ação — ainda acima do preço de tela de R$ 63,44.

O analista Alberto Valerio estima um crescimento da frota de carros de 19% para este ano e de 15% para o ano que vem no segmento de rent a car — o aluguel direto para o consumidor final.

Já no segmento de aluguel de frotas para empresas, a estimativa é de uma expansão de 26% e 14%, respectivamente.

O UBS disse que revisou sua expectativa para o lucro líquido da Localiza por dois motivos: maiores custos no segmento de Seminovos, impactados pela manutenção e reparos da frota (que está mais velha que a média histórica); e a expectativa de que as amortizações de goodwill só possam ser feitas a partir de 2024, e não mais em 2023. 

“Além disso, como vemos a Localiza como líder do setor e formadora de preços, estimamos que ela vai reduzir sua lucratividade para um spread de 5 pontos percentuais entre o ROIC e o custo da dívida no curto prazo e para 6 pontos percentuais no longo prazo para reconquistar market share e evitar que os competidores aumentem suas frotas,” escreveu o analista. 

O UBS BB também notou que, dada a inflação dos preços de carros novos e o aumento das taxas de juros, para manter o nível de retorno pré-pandemia as empresas do setor precisariam fazer aumentos expressivos nas tarifas.

Para o banco, a Movida teria que aumentar suas tarifas no segmento de rent a car em 98%, a Unidas em 87% e a Localiza em 84%. 

“Estimamos que a normalização do superciclo de seminovos vai reduzir o ROIC de 2024 em 2,2 pontos na Movida e em 1,9 p.p. na Localiza, em comparação ao ROIC de 2022,” escreveu o analista.