A Raia Drogasil – a líder do fragmentado setor de drogarias com 14% do mercado – vai consolidar essa posição, ganhando cada vez mais share nos próximos anos. 

A cotação atual, no entanto, já está precificando essa capacidade de execução acima da média. 

Essa foi a visão do UBS BB ao iniciar a cobertura da ação com recomendação ‘neutra’ e preço-alvo de R$ 26, baseado num múltiplo de 32 vezes o lucro do ano que vem. 

A ação hoje negocia a R$ 22,25, a 29 vezes o lucro para 2023.

Os analistas Vinicius Strano, Rodrigo Alcantara e Igor Spricigo escreveram que a expansão da empresa vai se apoiar num crescimento médio ‘robusto’ de 8% no número de lojas de 2021 a 2024. Para os analistas, a Raia tem vantagens em termos de escala, já que é duas vezes maior que a principal concorrente e também deverá extrair valor de sua proposta omnichannel

“A estratégia de digitalização da Raia é apoiada por sua extensa base de 2,6 mil lojas em todo o País, o que permite à empresa ganhar escala com custos limitados tanto de aquisição de clientes quanto logísticos,” escreveram os analistas.

O lançamento de um marketplace de produtos e serviços de saúde pode ser um diferencial no longo prazo e elevar a fidelização dos clientes. 

Em sua expansão, a Raia está diversificando sua presença em cidades menores, ainda pouco exploradas pelas grandes redes. O patamar de retorno dessas novas lojas ultrapassou 20% e ficou acima da média da empresa, disseram os analistas. 

“A capacidade de expansão única da Raia Drogasil suporta nossa estimativa de crescimento médio de receita de 15% em 5 anos,” diz o relatório. 

Para os analistas, todas essas iniciativas devem permitir que a empresa alcance um crescimento same stores sales acima da inflação após um período de investimentos mais pesados ​​em digitalização.