Cerca de metade da equipe de contencioso e arbitragem do Demarest está de saída para criar uma nova boutique de advogados, a XGIVS, numa das maiores movimentações no mercado de advocacia brasileiro nos últimos tempos.

Cerca de 80% dos advogados sêniores da área estão fazendo a mudança – levando uma carteira com mais de 70 clientes que inclui a Vale, JBS, Google, GE e Pfizer.

Celso Xavier, Rafael Gagliardi, Marcelo Inglez de Souza, Carlo Verona e Daniel Schaffer emprestam os sobrenomes para a sigla do novo negócio.

Celso Caldas MARTINS XAVIER 1Segundo Xavier, que estava prestes a completar 27 anos no escritório, o divórcio com o Demarest foi pacífico e acaba de ser anunciado internamente. 

O ponto crucial para a separação foi a necessidade dos sócios de atuarem de maneira mais independente. Um dos maiores escritórios do Brasil, o Demarest possui uma carteira com mais de 2 mil clientes ativos. Isso atrapalhava a área de contencioso na hora de conseguir atuar nas ações que apareciam por receio de um conflito de interesses.

“Agora dá para brigar com mais gente,” Xavier disse ao Brazil Journal. “Começamos a experimentar conflitos por não podermos pegar alguns litígios. Sempre respeitamos isso, mas acabou atrapalhando o business de contencioso.”

A área de contencioso era uma das de maior faturamento dentro do Demarest, segundo os sócios do XGIVS, representando cerca de um terço da receita. Nos últimos meses, os rumores da separação já circulavam dentro do escritório. Um dos principais sinais foi quando Xavier e Inglez de Souza, que também tinha quase três décadas de Demarest, deixaram suas posições no conselho.

Inglez de Souza também atuou como diretor executivo do escritório nos últimos seis anos.

“Estávamos ficando engessados e não queríamos ser um setor acessório. Temos o nosso protagonismo,” disse Inglez de Souza.

Segundo os sócios, a XGIVS nasce para atuar apenas no contencioso e em arbitragem – por isso o conceito de boutique. “Não faria sentido sairmos de um escritório para atuarmos em outro,” disse Xavier. 

Marcelo Junqueira INGLEZ DE SOUZAA XGIVS nasce com 30 pessoas, sendo oito advogados sêniores, além de cinco sócios  e o restante, associates. O novo escritório, que ficará no Itaim, está em fase final de reformas e deve abrir semana que vem.

Entre os processos que a boutique traz do Demarest estão aqueles envolvendo a Vale e a JBS contra os seus minoritários e a briga na família Saad, dona do Grupo Bandeirantes.

O Demarest confirmou a saída e disse estar grato aos advogados pelos “anos de parceria e contribuições para o crescimento do escritório.”

Mas segundo o Demarest, a saída representa apenas 20% da equipe total de Resolução de Disputas e, uma vertical que contempla ainda outras áreas como reestruturação de empresas e direito ambiental. Com a saída dos advogados, essa vertical ainda contará com 11 sócios e 80 colaboradores.

O Demarest ainda aponta que os clientes que saíram da casa não chegam aos 70 anunciados pelos sócios do XGIVS e que representavam cerca de 5% do faturamento

“A área de Resolução de Disputas do escritório segue forte, estruturada e sendo estratégica, focada em nossos clientes e contando com o apoio e o trabalho de todos os nossos sócios,” disse Paulo Coelho da Rocha, o managing partner do Demarest. 

É a segunda saída relevante de sócios da Demarest em menos de dois meses. No início de abril, as advogadas Paola Pugliese, Milena Mundim e Fernanda Harari, que representavam metade da equipe sênior de concorrencial, mudaram para o Lefosse. O Demarest diz que as saídas aconteceram por um corriqueiro “movimento de rotatividade que acontece no setor jurídico”.