O Softbank acaba de anunciar mais uma troca de comando em sua operação internacional

Alex Clavel, até agora um managing partner do Softbank Group International, foi nomeado CEO da divisão, substituindo Michel Combes. 

Agora, todas as lideranças sêniores que ajudaram a construir a operação do Softbank na América Latina saíram do grupo. 

10676 00818022 3965 75f0 ab90 dd3e040ff5a1Em janeiro, Marcelo Claure — o COO do grupo e responsável pelos investimentos na América Latina — deixou o conglomerado japonês após atritos com Masayoshi Son. Meses depois, foi a vez de Paulo Passoni e Shu Nyatta, os dois managing partners da América Latina, também abandonarem o grupo. 

Quando Claure saiu, Combes decidiu continuar no grupo e assumiu temporariamente o comando  da América Latina, até ela ser absorvida em abril pelo Vision Fund, que é comandado por Rajeev Misra, que disputava influência com Claure. 

Clavel, que está há mais de sete anos no Softbank, vai assumir o novo cargo na semana que vem. Como CEO, ele ficará à frente de todas as operações e investimentos do Softbank, incluindo sua participação na Boston Dynamics, na SoFi, Fortress e T-Mobile.

A troca no comando vem no momento de redefinição para a indústria de venture capital no Brasil — com dezenas de startups fazendo demissões para conter sua sangria de caixa.

Hoje, por exemplo, a Ebanx anunciou a demissão de 340 funcionários, cerca de 20% do total.