A Ser Educacional está na reta final de negociações para comprar a Universidade Grande Rio (Unigranrio), fincando sua bandeira num Estado dominado pela Estácio.

As conversas começaram no ano passado e, nos últimos meses, a companhia de Janguiê Diniz vem conduzindo um processo de due diligence com exclusividade, segundo duas fontes a par do assunto.

Como em qualquer transação desta natureza, não há garantias de que um acordo será fechado. Apesar de a Unigranrio ter seu balanço auditado pela PwC há dois anos, a estrutura complexa, com diversos campi, dificulta a diligência.

De acordo com fontes de mercado, Janguiê vem sendo conservador nas ofertas. Sua avaliação é que, com as condições mais duras do Fies e as gigantes do setor, como Kroton e Estácio, enfrentando restrições concorrenciais, o preço dos ativos à venda tende a cair.

O fundo de private equity Bozano e a Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul) que foi comprada pelo GIC no ano passado, também estavam no páreo para levar a Unigranrio — e podem retomar as negociações caso as tratativas com a Ser não avancem.

Fundada em 1970 pelo professor José de Souza Herdy, a Unigranrio hoje é controlada pelos seus sete filhos. A ideia inicial era buscar investidores minoritários que pudessem capitalizar o negócio para expansão. Mas no ano passado, as conversas evoluíram para um venda de 100% do negócio, de forma a capturar o prêmio de controle. O Credit Suisse foi contratado para negociar a venda.

A Unigranrio tem 25 mil alunos no ensino presencial, espalhados por dez campi na capital e região metropolitana.  Sua operação de ensino à distância ainda é incipiente.

Seu principal ativo é a marca: a Unigranrio é a terceira melhor universidade privada do Estado, de acordo com ranking do MEC.

A universidade tem tradição no curso de medicina — e exatamente por isso atraiu o interesse da Bozano, que tem um veículo para investir no nicho de educação voltada para a saúde, a BR Health.

A compra da Unigranrio marcaria a entrada definitiva da Ser no Rio de Janeiro. A Estácio, líder do mercado fluminense, teria dificuldades em comprar a Unigranrio por questões concorrenciais.

Com presença relevante no Norte e no Nordeste — além de São Paulo, com a Universidade de Guarulhos (UNG), a Ser começou a desbravar o mercado carioca no ano passado, com a inauguração da Univeritas.

Após um follow-on em setembro, a companhia está sem dívidas e vem olhando diversos ativos para compra. Chegou a colocar uma oferta pela Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), mas foi vencida pela Unicsul.