Um fundo gerido pela Brookfield Properties acaba de acertar a compra da sede do Itaú BBA na Av. Faria Lima, em São Paulo, por pouco mais de 500 milhões de reais.faria lima 3500

O Itaú é apenas o locatário do edifício, o Faria Lima 3.500. O prédio pertencia a fundos geridos pela Tishman Speyer, um dos maiores incorporadores de imóveis comerciais do mundo.

O empreendimento tem 24 mil metros quadrados de área locável e 46 mil metros quadrados de área total.

A aquisição é o assunto da semana entre as consultorias de imóveis comerciais de São Paulo.

A compra foi comandada por Roberto Perroni, que se tornou CEO da Brookfield Properties Group Brazil em dezembro de 2012.

Perroni é um nome conhecido no mercado imobiliário. Foi presidente da Cyrela Commercial Properties – CCP e da Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário.

Em novembro de 2011, a Tishman fechou contrato de pré-locação de 10 anos do edifício com o Itaú. O empreendimento foi erguido no modelo build-to-suit (construção sob medida) num terreno montado entre 2007 e 2009 por meio da aquisição de 34 casas.

A transação é importante porque, com o Plano Diretor de São Paulo e a falta de estoque de CEPACs (direito de construção de mais andares), é virtualmente impossível erguer um edifício triple A na região da Faria Lima.

Apenas outros cinco projetos aprovados sob a lei antiga devem subir na região nos próximos anos.

A transação entre a Tishman e a Brookfield saiu a 21 mil reais o metro quadrado.  Para efeito de comparação, há cerca de dois anos, alguns andares do Pátio Malzoni, onde fica a sede do BTG Pactual, também na Faria Lima, foram vendidos a 35 mil reais o metro quadrado. Outros andares, a 30 mil.  A euforia ainda predominava, e os compradores naquelas transações foram pessoas físicas.