A SEC e o Departamento de Justiça dos EUA abriram processos civil e criminal contra sete influenciadores sob a acusação de terem cometido crimes contra o mercado acionário utilizando o Twitter e a plataforma Discord. 

Os ganhos ilegais teriam atingido US$ 114 milhões.

De acordo com a SEC, os influencers financeiros aproveitaram a sua grande popularidade nas plataformas digitais para manipular o preço de ações em um esquema que teria começado em 2020. Além deles, um podcaster também é acusado de ter agido com cúmplice. 

“Como diz a nossa peça de acusação, os acusados usaram as mídias sociais para atrair um grande número de investidores novatos e então tiravam vantagem de seus seguidores ao fornecer-lhes uma dieta rotineira de desinformação, o que resultou em lucros fraudulentos de aproximadamente US$ 100 milhões,” disse Joseph Sansone, o responsável pela investigação na SEC. 

Os influenciadores, todos baseados nos EUA, incentivavam seus seguidores a comprar ações que eles recomendavam e diziam carregar em seus portfólios pessoais. 

O esquema era o velho pump-and-dump. Ao recomendarem as ações, os influencers elevavam as cotações. Na sequência, vendiam as ações e embolsavam os lucros. 

QUEM SÃO OS INFLUENCERS 

Perry Matlock @PJ_Matlock             

Edward Constantin @MrZackMorris 

Thomas Cooperman @ohheytommy 

Gary Deel @notoriousalerts 

Mitchell Hennessey  @Hugh_Henne 

Stefan Hrvatin  @LadeBackk 

John Rybarcyzk  @Ultra_Calls 

Cada um deles tinha mais de 100 mil seguidores no Twitter. Algumas dessas contas já estão fora do ar.

Além deles, vai responder aos processos o podcaster Daniel Knight (@DipDeity), acusado de ter sido cúmplice do esquema. Ele era o host de um programa no qual recebia os influenciadores e promovia fóruns digitais com a participação deles. 

Se condenados, as penas máximas podem chegar a 25 anos de prisão.