Rômulo de Mello Dias, o executivo que fez carreira no Bradesco e foi por oito anos CEO da Cielo, está deixando o banco para se tornar presidente do Grupo UOL, que controla a PagSeguro. Ele começa no novo cargo no dia 2 de abril.
 
9730 6470c227 821a 0000 0003 45a777a03850Dias, que começou a trabalhar há 18 anos no banco de investimento do Bradesco, passou pela Bradespar antes de ser nomeado CEO da Cielo.
 
Em dezembro de 2016, foi substituído na presidência da companhia por Eduardo Gouveia e voltou a trabalhar como diretor executivo do banco, reportando-se a Marcelo Noronha, o vice-presidente de cartões.
 
Apesar de ter sido chamado de volta à Cidade de Deus, Rômulo não foi promovido a vp na recente sucessão do banco, o que pode ter sido um fator na decisão de sair, além do pacote de remuneração que em breve será conhecido nos filings da PagSeguro com a SEC.
 
Não é usual um executivo de alto nível deixar o Bradesco — um banco que se orgulha de cultivar e promover o talento interno — ainda mais para se juntar a um concorrente.
 
Mas uma fonte disse que a contratação foi precedida de um ‘diálogo’ entre Luiz Frias, o chairman da UOL, e Luis Carlos Trabuco, o CEO e daqui a três dias chairman do banco.
 
Um gestor que acompanha o setor de adquirência colocou a coisa em termos menos amistosos. “Cutucaram a onça e agora estão dançando em frente dela,” disse, referindo-se ao UOL tirar um executivo que conhece a Cielo a fundo. “A cutucada foi o IPO, e a dança é essa contratação.”
 
A dúvida no mercado é se a assertividade da PagSeguro, expressa na contratação de hoje, pode detonar uma reação mais forte dos maiores players do setor, que poderiam se tornar comercialmente mais agressivos. “O que machuca o Bradesco mata o cara,” disse um gestor.
 
A Cielo, onde Rômulo integrava o conselho de administração até esta tarde, já sentiu o baque. Por volta das 17:40, o papel da Cielo começou a despencar, e minutos depois a notícia da saída do executivo começou a circular nos chats de brokers. A ação fechou em queda de 3,65%.
 
Outra dúvida é a dinâmica que se estabelecerá entre Rômulo, que liderou a Cielo com pulso firme, e Luiz Frias, um controlador conhecido por um estilo de gestão centralizador. 
 
Depois de um IPO cujo sucesso superou todas as expectativas, a PagSeguro, que vale US$ 11,1 bilhões na Bolsa de Nova York, já tem metade do valor de mercado da Cielo na B3, que fechou hoje em R$ 62,5 bilhões.