É uma feliz coincidência que o livro “Reinventando o Capitalismo de Estado – O Leviatã nos negócios: Brasil e outros países” seja lançado oficialmente hoje, horas depois da Petrobras perder seu grau de investimento como resultado de seu uso como instrumento de política econômica por parte de seu controlador.book

O livro, dos professores Sergio Lazzarini e Aldo Musacchio, disseca as várias formas de parceria entre os empresários e o Estado no Brasil, explora em profundidade nossa política industrial dos últimos anos e documenta a ascensão gloriosa da JBS e da Vale como “campeãs nacionais”, assim como o papel do BNDES.

É difícil pensar num debate mais oportuno do que este, que envolve as relações do poder público com o setor privado e os tradeoffs que a sociedade faz ao apoiar estas empresas.

Mas “Reinventando” (Penguin/Companhia das Letras, 340 páginas) não é apenas um livro oportuno pela conjuntura atual. Será um mapa útil por muitos anos para os formuladores de política pública, os eleitores e cidadãos.

Lazzarini é professor de organização e estratégia do Insper. Musacchio, ex-professor de administração de empresas da Harvard Business School e agora na Brandeis University, também é afiliado ao National Bureau of Economic Research (NBER), uma organização de pesquisa não-governamental e apartidária que reúne os melhores economistas dos EUA.

A noite de autógrafos é hoje às 19 horas no Insper, em São Paulo.  Os economistas Samuel Pessoa e Delfim Netto vão debater com Lazzarini, e o coquetel, em seguida, talvez seja o único free lunch que a casa admite existir.