Ao longo dos últimos 13 anos, o slogan “Pergunta lá no posto Ipiranga” saiu da prancheta de um publicitário para entrar para o vernáculo e a cultura popular brasileira.

Agora, quando a Ipiranga sentiu que era hora de mudar o slogan, ela escolheu uma frase que já estava no vernáculo e na cultura – para transformá-la num bordão corporativo.

“Completa pra mim” está sendo anunciado hoje como o novo bordão da Ipiranga, que tem quase 6.000 postos espalhados pelo País.

barbara

É muito difícil você fazer uma transição do ‘pergunta lá’ para qualquer outra assinatura, a CMO da Ipiranga,  Bárbara Miranda, disse ao Brazil Journal. Esse novo slogan, no entanto, parece mais natural dado o fato de que todo brasileiro fala completa pra mim.

A nova campanha está sendo apresentada aos revendedores da marca, reunidos em sua convenção anual em São Paulo, e será lançada em todas as telas a partir desta quinta-feira.

Para tentar fazer do novo slogan um verdadeiro chiclete, os publicitários da agência Talent tiveram a ideia de reescrever hits dos mais diferentes artistas.

O primeiro comercial tem a banda Olodum cantando uma nova versão do Requebra. Na sequência, será exibido um comercial com uma versão redesenhada da música Sandra Rosa Madalena, com Sidney Magal.

Bárbara disse que isto é só o começo, e que muitos outros artistas populares vão desfilar novas versões de seus hits que se encaixam com o “completa pra mim.”

Além das telas, a campanha se estenderá a eventos patrocinados pela Ipiranga, como o Rock in Rio, o Stock Car e o Gauchão, o campeonato gaúcho de futebol. O novo slogan também vai ganhar as ruas por meio de outdoors, influenciadores de rádios e podcasts.

“Nosso plano de ataque está muito completo, com TV nacional e a cabo, redes sociais, rádio, aeroporto e ativações nas plataformas Abastece aí [o app da marca].”

A Ipiranga quer que o novo slogan vá muito além da simples necessidade de completar o tanque.

Barbara diz que a empresa pensa na transição energética, e por isso adotou a mobilidade como seu foco.

“Nós discutimos muito o futuro da Ipiranga e entendemos que o nosso principal ativo são os nossos postos de varejo. Não importa como a matriz energética vai evoluir, o que importa é que teremos capacidade de entregá-la para o consumidor final.”

No ano passado, a companhia, que pertence ao Grupo Ultra, mudou seu propósito para “abastecer a vida em movimento,” ou seja, quer vender mais do que gasolina.

A Ipiranga quer conquistar também os clientes que andam a pé, de ônibus ou bicicleta. O objetivo é transformar todos os postos de combustíveis em postos de serviços.

Em São Paulo, alguns dos postos Ipiranga passaram a oferecer recentemente serviços de lavanderia. Nas estradas, os caminhoneiros podem contar até com barbearias.

“Quando eu digo completa pra mim, eu estou pedindo para encher o meu tanque, mas também estou dizendo que a marca Ipiranga é completa pra mim.”

A empresa não deve abandonar o “pergunta lá.” Aqui tem spoiler. A memória do antigo slogan inclusive aparece no novo comercial, como a surpresa final da peça.

O “pergunta lá,” criado em 2011 também pela Talent,  já trazia essa ideia de que o Posto Ipiranga era mais do que um posto de combustível. Mas o sucesso do comercial aconteceu meio por um acaso, pois era apenas uma entre as diferentes peças da campanha daquela época.

O slogan antigo fez tanto sucesso que o Posto Ipiranga chegou a virar ministro da economia. Mesmo com a polarização política, a referência feita por Bolsonaro à marca não teve impacto negativo na Ipiranga.

De acordo com Bárbara, as menções positivas ou negativas eram sempre direcionadas à pessoa do ex-ministro Paulo Guedes, mas obviamente a marca ganhou awareness ao ser mencionada frequentemente em diferentes contextos.

A gente vai usar sempre que quiser o ‘pergunta lá,’ porque é nosso e ele faz parte até da maneira como ativamos algumas comunicações internas ou mesmo para o consumidor. Mas o ‘completa pra mim’ passa a ser o foco, e vamos construir essa nova propriedade. A Ipiranga será dona da frase mais usada em um posto de combustível,” diz Bárbara.

Passada mais de uma década, aquele slogan que ascendeu ao estrelato por acaso ainda não foi superado por nenhuma outra campanha da Ipiranga.

Daqui a algum tempo, alguém terá que perguntar lá no Posto Ipiranga se o “completa pra mim” conseguiu a proeza.