A Occam – a gestora carioca criada por Carlos Eduardo ‘Duda’ Rocha – está trazendo o ex-diretor do BNDES Petrônio Cançado para montar uma área de crédito privado em São Paulo.    

Petrônio foi por três anos o diretor de crédito, garantias e ESG do BNDES. Ele deixou o banco em fevereiro e cumpriu uma quarentena de seis meses. 

A nova área deve começar onde Petrônio vê uma demanda firme – o crédito high grade – com um fundo que vai comprar debêntures, CRAs e CRIs. 

O segundo passo será montar operações estruturadas de infraestrutura, com uma equipe focada na análise de projetos de saneamento básico, rodovias e energia. Mais a longo prazo, a ideia é abraçar uma gama de produtos alternativos. 

A Occam tem R$ 12 bilhões sob administração e fundos de ações, cambiais e multimercados.

Petrônio e Duda se conheceram no antigo Banco Pactual, onde o novo sócio da Occam iniciou sua carreira na área de crédito em 1997. Desde então, Petrônio atuou também com fundos de ações e private equity. “Sempre trabalhei com análise corporativa, ora com viés de crédito, ora com viés de equity,” Petrônio disse ao Brazil Journal

Antes do BNDES, o gestor trabalhou na Vinci, na Austral (a seguradora investida da Vinci), e na RB Capital. 

Em 2019, Petrônio estava começando um negócio de gestão de crédito com Marcelo Serfaty, outro ex-sócio do Pactual, quando recebeu o convite de Gustavo Montezano para o BNDES.  “Agora estou retomando esse projeto, de uma forma diferente,” disse.