Não foi só a camiseta de Roberto Castello Branco que chamou a atenção na teleconferência de resultados da Petrobras.  

10263 40b6bf27 464c 0000 0007 3157d31381faAntes de fazer perguntas, os analistas de mercado prestaram homenagem ao presidente da companhia, cuja estratégia de manter a paridade de preços, desinvestir e ficar no core business fizeram praticamente todos manter um BUY no papel nos últimos dois anos. 

O desafio do General Silva e Luna vai ser imenso.

Abaixo, os elogios do mercado:

Rodolfo Angele, JPMorgan

“Antes de mais nada, acho importante apenas fazer uma consideração aqui – em dois anos, mesmo enfrentando uma crise de petróleo que viu os preços da commodity ficarem negativos e também uma pandemia global, a administração atual conseguiu transformar a Petrobras, mesmo neste curto período de tempo. Hoje a empresa tem um balanço mais saudável, gera muito caixa e tem retornos elevados. Isso sem falar da maior transparência e proximidade com o mercado de capitais. Parabéns pelo trabalho, Roberto e time.”

Luiz Carvalho, UBS

“Antes de entrarmos nas perguntas, eu gostaria de aproveitar a oportunidade para reforçar nossa visão positiva sobre o trabalho que foi feito em termos de estratégia e governança, conduzido pelo Roberto, nos dois últimos anos. Muito bem feito em nossa visão!”

Andre Hachem, Itaú BBA

“Em primeiro lugar, gostaríamos de parabenizar Roberto e toda a equipe pela gestão nos últimos dois anos. A empresa fez grandes avanços em seu esforço de desalavancagem, no programa de venda de ativos e a transparência como um todo melhorou tremendamente.”

Regis Cardoso, Credit Suisse

“Roberto, essa gestão soube reconhecer as conquistas das gestões que lhe antecederam para aprofundar e dar continuidade, sem rupturas, ao plano de gestão da empresa. Nesses últimos dois anos a Petrobras teve grandes conquistas e iniciou processos importantes como a abertura dos mercados de refino e gás. Também atravessou incólume a maior crise da história do petróleo, inclusive com surpreendente geração de caixa e redução do endividamento. Tudo isso a despeito dos desafios de gestão impostos pela pandemia para preservar a saúde das pessoas e a continuidade das operações. Parabéns pelos excelentes resultados.”

Bruno Montanari, Morgan Stanley

“Obrigado por pegar minhas perguntas, e parabéns por um ano sólido, e de forte geração de caixa. Acho que essa conquista espelha o sucesso da estratégia traçada pelo management da companhia, sob a liderança do Roberto, e implementada por uma diretoria de primeira linha. Em outros tempos, seria difícil imaginar uma Petrobras tão robusta. E ficam aqui meus votos de que a companhia navegue esse outro episódio turbulento da melhor maneira possível, para que todo o esforço possa ser perene.”

Bruno Amorim, Goldman Sachs

“Antes da minha pergunta eu gostaria de agradecer ao Roberto e time pelo bom trabalho e também pela transparência com o mercado durante a sua administração.”

Gabriel Fonseca, XP

“Antes de tudo, queria deixar registrado meus parabéns ao Roberto, e ao time que ele teve a capacidade de formar e liderar, pelo excelente trabalho no comando da Petrobras e pelo legado que deixam para a companhia.”

Vicente Falanga, Bradesco

“Parabéns, Roberto, pela coragem de fazer coisas nunca antes feitas na Petrobras.”

Frank McGann, Bank of America Merrill Lynch

“First, I would like to thank you for your openness, transparency and directness in what has been a transformational period of restructuring at Petrobras.”

Christian Audi, Santander

“Good morning, first of all Castelo Branco, I would like to congratulate you on the amazing work you have at Petrobras since taking over as CEO, significantly improving the strategic direction and focus of the company, as well as it operational performance while strengthening the company financially. You will be missed.”

Lilyanna Yang, HSBC

“It is impressive what has been accomplished over the past five years at Petrobras since Operations Car Wash, and more so the changes implemented over the past 2 years.

The numbers speak by themselves.”