Lula livre já está fazendo milagres.

10518 be40975c d3fb 0009 000b b457af136a4cDepois de meses criticando a vacina, o senador Flávio Bolsonaro postou hoje no Whatsapp uma foto de seu pai com a inscrição: “Nossa arma é a vacina”.

E exortou os seguidores: “vamos viralizar.”

Já o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, elogiou a imprensa: “um papel fundamental que os senhores cumprem.”

Finalmente, como notou Samuel Pancher no Twitter, aconteceu “algo que não se via há meses: todo o primeiro escalão do governo — incluindo o presidente Jair Bolsonaro — usando máscaras em uma cerimônia no Planalto.” O evento era para sancionar lei que acelera a compra de vacinas.

As fotos do dia mostram um Governo correndo o mais rápido que pode para o centro do espectro político. Da noite para o dia, Bolsonaro parece ter entendido que o extremismo político paga dividendos decrescentes, e que vencerá a próxima eleição quem conseguir aglutinar mais setores da sociedade.

10203 7507252c d455 0000 0001 565943e8487aLula, em seu discurso de hoje, bateu nos donos de jornal e televisão, disse que o Banco Central “tem que ficar nas mãos do Governo, e não do mercado,” e falou contra as privatizações.

O ex-presidente ainda parecia estar fazendo sua catarse, mas políticos profissionais e empresários esperam que ele eventualmente reencarne o ‘Lula paz e amor’ que ganhou em 2002. 

Os próximos meses vão mostrar qual dos dois — o que tem o ‘histórico de atleta’ ou o que fez coisas ‘nunca antes na história desse País’ — consegue correr mais rápido.

Se confirmada, a mudança de personalidade de Lula e Bolsonaro vai deixar o candidato de centro (hoje, provavelmente, Eduardo Leite) com o discurso pronto: “Um agora finge que é centro, mas é a direita raivosa, o outro vai fingir que é centro, mas é uma esquerda atrasada.”  

O Brasil conseguirá construir uma alternativa (real) de centro democrático?

As vaidades pessoais serão abandonadas em nome do projeto comum?

O centro se dividirá pelos defeitos de cada um, ou vai se unir naquilo que é substancial?

Conseguiremos o milagre de uma prática política republicana aliada a uma agenda econômica racional, ou vamos reeditar eternamente os ciclos populistas?

E, finalmente: você já está fazendo a sua parte?

11353 501fae96 1929 541d d577 62c17fe590aa