A Vibra Energia lançou uma campanha bem humorada nas redes sociais que mostra influenciadores dançando dentro do carro enquanto abastecem nos postos BR.

A dancinha é ao som de uma releitura de Bomba, o clássico da banda de Braga Boys, que estourou em todo o País há 23 anos.

Como esses influenciadores – Lorena Improta, Paulo Victor Mapa, Maitê Souza e Jê Souza – têm uma legião de 16 milhões de seguidores no TikTok, só no primeiro dia o vídeo teve mais de 14 milhões de visualizações.

Vanessa GordilhoMelhor ainda: ao abastecer nos postos da companhia, os motoristas começaram a fazer a dancinha, filmar e postar em suas redes, retroalimentando o impacto.

A campanha – criada pelas agências Africa e PROS – marca a primeira vez que a Vibra anuncia no TikTok, e é um dos primeiros esforços da nova vice-presidente de marketing, Vanessa Gordilho, de redirecionar o investimento da empresa para onde mais interessa: aumentar a interação do consumidor com todo o ecossistema do posto, incluindo o programa de fidelidade Premmia, os lubrificantes Lubrax, as gasolinas aditivadas e as lojas BR Mania.

Há dois meses no cargo, Vanessa, uma das recentes nomeações do CEO Ernesto Pousada, planeja transformar a imagem da ex-estatal – uma namorada cujo breakup a Petrobras ainda não aceitou – em algo menos sisudo. 

As próximas campanhas dos postos Petrobras seguirão na linha “fun,” e os influenciadores passarão a ser usados “maciçamente,” segundo a companhia. 

Uma ex-bailarina profissional que foi vice-presidente de vendas da GetNet e trabalhou na área de business development da Mastercard antes de comandar a operadora QSaúde, Vanessa diz que o marketing da Vibra quer colocar a marca mais próxima dos clientes. 

“Não queremos ser apenas um anunciante, e sim ter engajamento real com os consumidores,” Vanessa disse ao Brazil Journal.

Na última década, a Vibra viu sua principal concorrente, o Grupo Ultra, emplacar um bordão que virou parte do vocabulário brasileiro – com tanto sucesso que até o ex- ministro Paulo Guedes foi chamado de “posto Ipiranga” em alusão à propaganda icônica. 

Não que a antiga BR Distribuidora não fizesse seus esforços de marketing. Ao contrário: a empresa apostou em grandes nomes como o narrador Galvão Bueno e o comediante Marcelo Adnet como garotos propaganda, mas nunca conseguiu fazer tanto barulho quanto as peças da concorrente. 

Mas dancinha do TikTok e milhões de visualizações se revertem em vendas? Vanessa diz que sim.

“O TikTok dita modas e tendências e dita muito o perfil do consumo do dia a dia,” diz a executiva. “Mas a nossa estratégia de comunicação não vai ficar somente por lá; já temos quatro ações programadas para testar o que dá liga e promover o ecossistema da empresa.”