O fundador do Spotify acaba de lançar uma nova startup num dos segmentos mais quentes da saúde: a medicina preventiva. 

Daniel Ek está por trás da Neko Health, que desenvolveu um scanner de corpo inteiro que opera atrelado a um sistema de inteligência artificial.

A startup sueca disse que sua visão é “criar um sistema de saúde que possa ajudar as pessoas a ficarem saudáveis por meio de medidas preventivas e detecção precoce de doenças graves.”

O scanner da Neko vem equipado com 70 sensores diferentes que coletam mais de 50 milhões de pontos de dados na pele, coração, veias, respiração e microcirculação, por exemplo. 

Depois, esses dados são analisados por um sistema de inteligência artificial que tira insights dos resultados. Como o sistema é baseado em IA, sua capacidade de dar um diagnóstico assertivo tende a melhorar cada vez mais com o tempo. 

Os fundadores — Daniel e Hjalmar Nilsonne — disseram que a ferramenta é o resultado de quatro anos de estudos “profundos” e de um processo longo de desenvolvimento.  

A startup, que antes se chamava HJN Sverige, foi fundada em 2018, mas ficou os últimos anos em stealth mode. Desde a fundação, ela levantou cerca de € 35 milhões, a maior parte colocada por Ek, segundo o Sifted, um site focado em startups que pertence ao Financial Times. 

Num post no LinkedIn, Hjalmar escreveu que a missão da Neko é construir um sistema de saúde “proativo.”

“Na Suécia, os custos do sistema de saúde aumentaram 50% mais rápido do que o PIB desde o ano 2000, e em 28 dos 32 países da União Europeia o aumento foi ainda mais rápido,” escreveu ele, que antes da Neko havia fundado outra startup no setor de energia. “Isso resultou numa cobrança irracional para as equipes médicas fazerem mais a cada ano, e poucos recursos para a prevenção.”

Segundo ele, resolver essa situação é um dos desafios mais importantes (e difíceis) da humanidade daqui para frente.

“Acreditamos que a solução é sair do modelo de tratar a doença de forma reativa e focar na prevenção.”

BOOPO DANIEL EK 1Já Daniel notou que uma grande parte do sistema de saúde de hoje foi desenhado há mais de 50 anos. “Não é estranho que desde 1965 a gente faça inspeções anuais do nosso carro — mas que a gente espere até o nosso corpo desmoronar antes de fazer algo a respeito?”

A entrada de Daniel no segmento de saúde não é exatamente uma surpresa, como notou o The Verge. Desde novembro, há rumores de que o empreendedor estava envolvido com o setor. Em 2013, uma matéria do Financial Times também mostrou que ele “gastava horas pensando sobre como arrumar o ‘problemático’ sistema de saúde.”

“Eu não sou o inventor, mas eu posso ser a pessoa burra o suficiente para ir contra o sistema e tentar vencê-lo em seus próprios termos,” disse ele na época. 

Ainda não está claro o impacto que a nova solução terá para o setor — mas a demanda está brutal.

Hjalmar disse que todos os time slots disponíveis para usar o scanner foram vendidos em duas horas, e que a startup já tem uma fila de espera com milhares de pessoas ávidas por testar a ferramenta. 

A Neko instalou uma clínica em Estocolmo para atender os pacientes. Todo o processo dura em torno de 15 minutos e é feito com o apoio de um médico. 

O preço é a cereja do bolo: apenas € 150 por paciente.