Enquanto alguns vêem ‘comunismo’ no ativismo de Greta Thunberg, Wall Street está engrossando o coro sobre o impacto colossal da mudança climática. 

Num relatório publicado essa semana, a Goldman Sachs detalhou o impacto que o aquecimento global deve ter sobre as cidades e como elas precisam se proteger — agora — para se tornar resilientes à nova realidade. 

“Uma abordagem de investimentos poderia sugerir que o melhor é esperar pra ver, mas os efeitos mais significativos da mudança climática devem ser ‘tail events’, que são inerentemente imprevisíveis em seu timing e intensidade,” diz o relatório. 

“Pode fazer sentido, portanto, começar a investir agora — mas construindo de uma forma que permita o máximo de flexibilidade e que deixe espaço para inovações e economias de escala que reduzam os custos da defesa climática com o tempo.”

De imediato, a Goldman diz que um dos investimentos mais cruciais seria na infraestrutura urbana. 

Hoje, os empreendimentos são construídos usando como referência os testes de estresse históricos, que “devem se tornar perigosamente ultrapassados” com as mudanças climáticas em curso, diz o banco.

Em outras palavras, as cidades terão que botar a mão o bolso e reforçar prédios, pontes e rodovias com materiais resistentes a ventos fortes e que consigam aguentar inundações e tempestades. O banco sugere ainda soluções mais simples, como colocar os sistemas elétricos e mecânicos acima dos níveis prováveis de inundações. 

Obras mais parrudas, que literalmente defendam as cidades do clima hostil, também serão necessárias. A Goldman cita a construção de paredões contornando cidades costeiras (o que já vem sendo feito em Staten Island e Lower Manhattan, com investimentos bilionários); de barreiras de proteção contra inundações; diques; e sistemas expandidos de drenagem e bombeamento.

Outra questão diz respeito ao abastecimento de água. A estimativa é que metade da população mundial viverá em áreas com estresse hídrico até 2025, diz o banco. Para amenizar a situação, as cidades terão que instalar encanamentos de água eficientes, sistemas de reciclagem e captação de água da chuva, estações de tratamento de água mais eficazes, além da construção de projetos de dessalinização.

O X da questão: como financiar tudo isso?

A Goldman afirma que mesmo cidades ricas terão dificuldade de bancar todos os projetos com recursos próprios, precisando buscar múltiplas fontes de financiamento — tanto com o setor privado (green bonds, empréstimos e investidores institucionais) quanto com instituições internacionais (como o Banco Mundial).  

“Está claro que essas adaptações urbanas poderão impulsionar uma das maiores ondas de construção de infraestrutura da história. Está claro também que a maioria das cidades não tem recursos para fazer isso sozinha.”  

 
Outros efeitos da mudança do clima descritos pela Goldman:
 
Ondas de calor mais frequentes, intensas e duradouras: Isso vai afetar a saúde humana, a produtividade, a atividade econômica e a agricultura. “Temperaturas mais altas na superfície da Terra podem exacerbar o processo de aquecimento fazendo com que o permafrost derreta, liberando mais metano e CO2 na atmosfera.”

Mudanças nos padrões de doenças. “Temperaturas mais altas podem fazer com que vetores de doenças migrem dos trópicos para regiões onde as pessoas têm menos imunidade; isso é verdade não apenas para vírus como o da malária e da dengue, mas também para doenças transmitidas pela água e por alimentos.”

Agricultura e alimentação. “A pecuária pode ser afetada por temperaturas mais altas e abastecimento de água reduzido. É provável que a acidificação do oceano reduza as populações aquáticas e afete os padrões de pesca atuais. Algumas dessas mudanças já estão em andamento. Alguns cientistas climáticos, por exemplo, estimam que os recifes de coral serão praticamente extintos ao longo do século devido à acidificação do oceano.”